Dia 28 de agosto
Santo Agostinho de Hipona
Hoje, dia 28 de agosto, é celebrada a festa de Santo Agostinho de Hipona: Bispo e Doutor da Igreja. Continue lendo para conhecer uma das histórias de conversão mais incríveis do cristianismo!
Aurelius Augustinus nasceu em 13 de novembro de 354, na cidade de Tagaste, no reino da Numídia (atual Argélia).
Sua mãe se chamava Mônica e seu pai se chamava Patricius. Sua mãe era cristã e seu pai era pagão, mas com afinidade pelo cristianismo (se converteu e batizou no leito de morte), todavia, era um homem muito infiel.
Enquanto era jovem, recebeu educação cristã da mãe, mas se converteu ao Maniqueísmo persa. Sua mãe, Mônica, rezou por mais de 30 anos por sua conversão, rezou e derramou lágrimas, suplicando para Deus a conversão dele. Após décadas de oração diária, Agostinho se decepcionou com o maniqueísmo após encontrar um de seus grandes pensadores e se converteu ao cristianismo após estudar com cristãos neoplatônicos.
Mesmo jovem, Agostinho demonstrou extrema capacidade intelectual e retórica, sendo elevado a grandes postos em prestigiosas instituições em Milão, onde conheceu São Ambrósio, sua grande inspiração, também lendo sobre a vida de Santo Antão, em relatos escritos por Santo Atanásio e publicados em várias línguas.
Se tornou bispo coadjutor da Diocese de Hipona, na sua terra natal, a Numídia, sendo ordenado bispo principal não muito depois. Antes de morrer, presenciou a invasão vândala de sua diocese, onde, já idoso, rezou muito pela saúde de seus conterrâneos. Morreu em 28 de agosto de 450. Foi canonizado em 1298 pelo papa Bonifácio VIII.
Ademais, deixou um enorme legado de obras, homilias e sermões de altíssima qualidade e muito bem preservados.
Conclusão
O Sagrado Coração de Jesus quer conquistar todos os corações até os mais endurecidos, este é o Seu maior desejo.
Mônica foi o meio que Deus usou para tirar uma alma tão fervorosa e de intelecto tão brilhante como Agostinho. Todavia, sofreu muito.
Em compensação, Deus fez de seu filho um dos maiores santos que a Igreja já teve em todos os tempos. É assim que Deus nos recompensa: com abundantes graças!
Ainda hoje existem muitas mães desconhecidas e ignoradas pelo mundo, mas com uma firme resolução de rezar pelos seus filhos até o fim.
Por isso, devemos rezar por todos que ajudam a levar cada vez mais almas para o Céu.
Que o Sagrado Coração de Jesus e Santo Agostinho possam conceder-nos a graça de sempre interceder por nós e pelos nossos.
Receba conteúdos diários sobre a devoção ao Sagrado Coração de Jesus!
Acesse aqui e faça sua inscrição em nossa newsletter ou clique na imagem abaixo:
Você receberá todos os nossos conteúdos de maneira instantânea em seu e-mail!
Nós prezamos por sua privacidade e não fazemos spam.