Neste dia 26 de julho, a igreja celebra os avós de Jesus e pais da Santíssima Virgem Maria: São Joaquim e Sant’Ana.
Sabe-se pouco sobre a vida do casal, pois a Bíblia não os menciona; todavia, a tradição relata os momentos importantes do casal. Continue lendo e descubra mais sobre a vida dos santos avós de Jesus!
De acordo com a tradição, São Joaquim era um homem de boas condições e da linhagem de Davi, que ofertava tributos no Templo. Sant’Ana, filha de Achar e Emerencia e também irmã de Esmeria (que, por sua vez, era mãe de Isabel e avó de João Batista). Ana formava um belo casal com Joaquim. Eles foram casados por muitos anos sem ter filhos, o que, na época, era considerado um grande azar, punição divina e sinal de fraqueza. Enfim, quando Joaquim levava sua oferta ao Templo, um sacerdote chamado Ruben o caçoou por não conseguir procriar.
Portanto, constrangido e humilhado, Joaquim se retirou por 40 dias no deserto, solicitando a Deus a graça de ter um filho. Ana também rezava e pedia o dom da maternidade. Ao final dos 40 dias, um anjo apareceu a cada um deles individualmente, anunciando que seriam pais. Após receberem essa notícia, Joaquim e Ana se encontraram no portão de Jerusalém, onde se beijaram.
O milagroso nascimento da Virgem Maria
Vários meses depois, Maria nasceu forte e saudável. É conhecido que durante sua infância, ela cresceu nas terras ao redor da piscina de Betsaida, sendo apresentada e consagrada no Templo aos 3 anos de idade.
Segundo a tradição, Ana viveu até os 80 anos. Os Cruzados levaram suas relíquias de Jerusalém, onde se situavam desde o Século I para a França, onde as enterraram em uma capela.
Começaram a celebrar a memória de Joaquim e Ana no Oriente, os celebrando como os Santos Avós de Jesus. O Papa Sisto IV a adotou formalmente no Ocidente em 1481. Anteriormente, se celebrava São Joaquim no dia 20 de julho e Sant’Ana no dia 26; em 1969, após o Concílio Vaticano II, reuniram a festa de ambos no dia 26 de julho.
No Brasil, Espanha e Portugal, portanto, comemoram o Dia dos Avós em 26 de julho em honra a ambos os santos.
Em homenagem ao dia dos avós, confira uma poderosas oração para pedir a intercessão de São Joaquim e Sant’Ana e a proteção aos avós:
Ó Deus eterno e todo-poderoso,
em vós ancoramos nossa vida.Nós vos louvamos e bendizemos
por terdes dado a estes vossos filhos e filhas,
nossos queridos vovôs e nossas queridas vovós,
uma vida longa com perseverança na fé e em boas obras.Concedei que eles, confortados pelo carinho dos filhos, netos e amigos,
se alegrem na saúde e não se deixem abater na doença,
a fim de que, revigorados com a vossa bênção,
consagrem o tempo da idade madura ao vosso louvor,
seguindo os exemplos de São Joaquim e de Santa Ana,
que na fidelidade à Palavra de Deus,
cumpriram sempre a vontade de servir e de amar a todos.Em nome de Jesus Cristo, nosso Senhor.
Amém.
Fonte: Vaticannews.va