A Igreja celebra hoje o dia de Santo Antônio, portanto, percorramos a vida deste grande santo
Santo Antônio, nascido Fernando de Bulhões y Taveira de Azevedo, veio ao mundo em Lisboa, Portugal, no dia 15 de agosto de 1195. Desde jovem, demonstrou um profundo desejo de seguir a vida religiosa. Aos 15 anos, ingressou no Mosteiro de São Vicente dos Cônegos Regulares de Santo Agostinho. Após dois anos, transferiu-se para o Mosteiro de Santa Cruz, em Coimbra, onde aprofundou seus estudos em Teologia e Filosofia.
Aliás, em 1220, Fernando testemunhou o retorno dos corpos de cinco frades franciscanos martirizados no Marrocos. Inspirado pelo seu sacrifício, decidiu juntar-se à Ordem Franciscana, adotando o nome de Antônio, em homenagem a Santo Antão do Deserto. Mas, deixou Portugal e seguiu para a Itália, onde encontrou São Francisco de Assis e começou a pregar de maneira fervorosa.
Santo Antônio é amplamente reconhecido por suas pregações poderosas e sua habilidade de atrair grandes multidões. Viajava por diversas cidades, incluindo Bolonha, Milão e Montpellier, espalhando a palavra de Deus. Portanto, sua eloqüência e conhecimento bíblico o tornaram um dos principais teólogos da Ordem Franciscana.
Ao longo de sua vida, Santo Antônio realizou inúmeros milagres. Ele curou enfermos, ressuscitou mortos e foi um defensor dos pobres e oprimidos. Sua fama de santidade se espalhou rapidamente, fazendo com que fosse conhecido como um dos santos mais milagrosos da Igreja Católica.
Santo Antônio faleceu no dia 13 de junho de 1231, em Arcella, nos arredores de Pádua, Itália. Apenas um ano após sua morte, foi canonizado pelo Papa Gregório IX. Em 1946, o Papa Pio XII o declarou Doutor da Igreja, com o título de “Doutor Evangélico”.
Santo Antônio, amigo íntimo do Coração de Jesus
Em uma ocasião, Santo Antônio estava hospedado na casa de um habitante da cidade onde ele pregava.
Este reservou um quarto separado para o Santo, no intuito de que pudesse dedicar-se ao estudo e à contemplação sem ser perturbado.
Enquanto o católico orava, o dono da casa não encontrava quietude. Queria, de qualquer maneira, observar o que ele estava fazendo. Pois era já era muito comentado entre diferentes regiões os milagres por ele operados.
Espiando escondido pela fresta da janela, viu aparecer entre os braços de Antônio um menininho belíssimo e cheio de alegria.
E é por isso que em algumas imagens o Menino Jesus aparece acariciando o rosto de Santo Antônio, e noutras o santo aparece como que a brincar o Menino Deus.
“O Santo o abraçava e beijava, contemplando-lhe a face com ardor incessante”. Segundo narrou esse senhor, posteriormente.
O homem então passou a refletir, extasiado ante a beleza do menino, de onde havia surgido aquela criancinha.
Pois era o Menino Jesus, que contou a Santo Antônio que o hospedeiro estava vendo tudo.
Depois de muito rezar e desaparecer a visão, Santo Antônio chamou o cidadão e proibiu-o de revelar o ocorrido a quem quer que fosse, enquanto ele vivesse.
Após a morte do santo que este senhor revelou o episódio, em lágrimas, jurando sobre a bíblia que dizia a verdade.
Milagres de Santo Antônio
O Jumento se Curva Diante da Eucaristia
Em uma pregação sobre a Eucaristia, um homem desafiou Santo Antônio, dizendo que acreditaria na presença de Cristo na Hóstia Consagrada se seu jumento se ajoelhasse diante dela. Aceitando o desafio, Santo Antônio fez com que o jumento, após três dias sem comer, se ajoelhasse diante do Santíssimo Sacramento, ignorando a pastagem oferecida pelo dono.
Sermão aos Peixes
Em Rímini, onde os hereges se recusaram a ouvi-lo, Santo Antônio pregou aos peixes no Mar Adriático. Milagrosamente, os peixes apareceram, organizados por espécie e tamanho, e ouviram atentamente seu sermão, reconhecendo a grandiosidade do Criador.
O Menino Jesus Aparece para o Santo
Em Pádua, Santo Antônio foi hospedado por um nobre, que viu o santo segurando um gracioso Menino Jesus em seus braços. O nobre, maravilhado, manteve o segredo até a morte de Santo Antônio, quando então revelou o acontecimento, tocado profundamente pela experiência.
Oração a Santo Antônio
Nós vos saudamos, glorioso Santo Antônio, sacrário do divino Espírito Santo. Alcançai-nos dele os dons e auxílios da sua graça.
Pai Nosso.
Nós vos saudamos, glorioso Santo Antônio, amantíssimo filho de Maria Santíssima. Alcançai-nos a graça de sermos também dignos de tão soberana Mãe.
Ave Maria.
Nós vos saudamos, glorioso Santo Antônio, que fostes digno de apertar em vossos braços a Deus Menino. Alcançai-nos dele a inocência daquele idade.
Glória ao Pai.
Glorioso e amabilíssimo Santo Antônio, nós vos oferecemos estas orações em honra e veneração das vossas heroicas virtudes e santidade admirável, e vos pedimos humildemente que nos alcanceis de Jesus Nosso Senhor, pelos méritos e intercessão de sua mãe Maria Santíssima, uma resolução firmíssima de seguir vossos exemplos e imitar as vossas ações para que, dirigindo os passos de nossa vida pelos da vossa, caminharemos seguros neste vale de lágrimas para a eterna felicidade.
Nós vos rogamos também que nos obtenhais do mesmo Senhor o remédio de todas as nossas necessidades, tanto espirituais como temporais. Pela vossa valiosa intercessão, esperamos alcançar do Altíssimo estes benefícios.
Confiamos que, por vossa bondade, nunca deixareis de assistir com a vossa proteção aqueles que, como nós, imploram o vosso amparo. Valei-nos, sobretudo na hora de nossa morte, com o poder que Deus vos deu sobre os demônios, para que, vitoriosos nos combates contra os poderes infernais, tenhamos o nosso espírito liberto das paixões desta vida mortal e consigamos lograr para sempre a perfeita liberdade dos filhos de Deus, gozando eternamente do seu olhar e de sua companhia no Céu. Assim seja.
V/ Rogai por nós, bem-aventurado Antônio,
R/ Para que sejamos dignos das promessas de Cristo.
Oremos: Ó Deus, nós vos suplicamos que a vossa Igreja se alegre e glorifique em razão da solenidade votiva do bem-aventurado Antônio, vosso confessor e doutor, para que, assim fortalecida com os auxílios espirituais, mereça gozar os prazeres eternos. Por Jesus Cristo Nosso Senhor.
Amém.
2 respostas
Quero pedir pra ter acesso ao marido q tanto pedi para Deus onisciente. Peço pra q seja ainda mais do q pedi conforme Cristo prometeu q tudo o q pedir receberá ainda mais. Muito obrigada amém.
Abençoa me Santo Antônio rogai por nós e nos livra-nos das tentações, maldades e armadilhas do inimigo, junto com o menino Jesus nós podemos ter a paz ✌️!Amém!