A Festa do Imaculado Coração de Maria, celebrada no dia 08 de junho, um dia após a Festa do Sagrado Coração de Jesus, nos mostra que ambos os corações estão unidos.
Essa é uma das mais profundas expressões de amor e devoção na Igreja Católica. Afinal, a proximidade entre as celebrações nos remete à união íntima entre o coração da Mãe e do Filho. Assim, a igreja nos mostra que ambos palpitam em sintonia, refletindo o amor a Deus por nós.
Sendo assim, a Festa do Sagrado Coração de Jesus, celebrada na segunda sexta-feira após o Corpus Christi, destaca o amor infinito de Jesus pela humanidade e seu sacrifício redentor.
No dia seguinte, a Festa do Imaculado Coração de Maria nos lembra do papel de Maria na história da salvação, como a mãe que, com um coração puro e amoroso, partilhou intimamente dos sofrimentos e alegrias de seu Filho.
Origens e Desenvolvimento da Devoção ao Imaculado Coração de Maria
A devoção ao Imaculado Coração de Maria tem suas raízes nas Sagradas Escrituras, especialmente no Evangelho segundo São Lucas. É nele que lemos:
“Maria conservava todas estas palavras, meditando-as no seu coração” (Lc 2,19; 2,51).
Sendo assim, essa passagem, indica como o Coração de Maria esteve sempre em sintonia com os mistérios da vida de Cristo. Essa reflexão constante sobre os acontecimentos da vida de Jesus demonstra a união espiritual e afetiva entre Mãe e Filho.
Mas, essa devoção ganhou maior destaque a partir das aparições de Nossa Senhora em Fátima, em 1917. Nessa ocasião, a Virgem Maria revelou aos pastorinhos a importância de seu Coração Imaculado.
Aliás, foi nessas aparições que Fátima falou:
“Deus quer estabelecer no mundo a devoção ao Meu Imaculado Coração”
Portanto, a devoção ao Coração de Maria surgiu como um meio da humanidade se redimir com Deus, pois Fátima alertou que a nossa forma de viver, atrairia a fúria de Deus Pai.
Ainda, segundo as palavras de Nossa Senhora, esse Coração será um refúgio seguro para nós e o caminho que nos conduzira até Deus.
Em 1805, o Papa Pio VII autorizou a celebração da festa nas dioceses e congregações religiosas que a pedissem. Posteriormente, em 1855, o Papa Pio IX aprovou a Missa e o Ofício próprios do Imaculado Coração de Maria.
Durante a Segunda Guerra Mundial, em 8 de dezembro de 1942, o Papa Pio XII consagrou a Igreja e toda a humanidade ao Imaculado Coração de Maria, e três anos depois, estendeu a festa a toda a Igreja Católica.
Conexão com o Sagrado Coração de Jesus
A ligação entre os Sagrados Corações é intrínseca e profunda. Sendo assim, simbolizam a unidade e a harmonia dos dois corações que partilham do mesmo amor e devoção. As celebrações consecutivas dessas festas refletem essa íntima união.
Sendo assim, a devoção ao Imaculado Coração de Maria surgiu como uma extensão natural da devoção ao Sagrado Coração de Jesus, ambos apontando para o amor redentor de Cristo e a participação de Maria em sua obra salvífica.
Além disso, os santos também destacam essa profunda ligação, como São João Eudes, um dos grandes promotores da devoção aos Sagrados Corações. Ele afirmou que
“Os corações de Jesus e Maria são tão intimamente unidos que são, por assim dizer, um só coração”.
Ainda, segundo ele, essa união é como uma “aliança de amor”, onde o Coração de Maria reflete e participa das dores, alegrias e amor do Sagrado Coração de Jesus.
Sendo assim, a ligação entre ambos não é apenas histórica ou simbólica, mas profundamente teológica.
O Coração de Maria, imaculado e repleto de graça, sempre nos guia ao Coração de Jesus. Sendo assim, quando honramos o Imaculado Coração de Maria, somos levados a uma maior compreensão e devoção ao Sagrado Coração de Jesus.
Portanto, a devoção ao Imaculado Coração de Maria complementa e enriquece a devoção ao Sagrado Coração de Jesus. Ambas nos convidam a aprofundar nosso amor e compromisso com Cristo, através da intercessão e exemplo de sua Mãe.
A Consagração dos Primeiros Sábados
Uma das práticas mais significativas da devoção ao Imaculado Coração de Maria é a comunhão reparadora dos cinco primeiros sábados do mês.
Aliás, esta prática foi revelada por Nossa Senhora em Fátima e consiste em fazer a confissão, comungar, rezar o terço e meditar durante quinze minutos sobre os mistérios do Rosário, tudo em reparação às ofensas cometidas contra o Imaculado Coração de Maria.
Irmã Lúcia, uma das pastorinhas de Fátima, revelou certa vez que na parte do dia 29 e 30 daquele mês de Maio foi lhe revelado:
“Minha filha, o motivo (para serem Cinco Primeiros Sábados) é simples: são cinco as espécies de ofensas e blasfémias proferidas contra o Imaculado Coração de Maria:
1. As blasfémias contra a Imaculada Conceição;
2. As blasfémias contra a Sua perpétua Virgindade;
3. As blasfémias contra a Maternidade Divina, recusando, ao mesmo tempo, aceitá-La como Mãe dos homens;
4. As blasfémias dos que procuram publicamente infundir, no coração das crianças, a indiferença, o desprezo e até o ódio para com esta Mãe Imaculada;
5. As blasfémias dos que A ultrajam diretamente nas Suas sagradas imagens.
– Eis, Minha filha, o motivo pelo qual o Imaculado Coração de Maria me levou a pedir esta pequena reparação e, em atenção a ela, a mover a Minha Misericórdia ao perdão para com essas almas que tiveram a desgraça de A ofender. Quanto a ti, procura sem cessar, com as tuas orações e sacrifícios, mover-Me à Misericórdia para com essas pobres almas.”
Leia também: O Imaculado Coração de Maria é um só com o Sagrado Coração de Jesus.
Significado e Propósito da Devoção
A devoção ao Imaculado Coração de Maria visa crescer no amor a Maria e, consequentemente, no amor a Jesus.
Portanto, ao nos aproximarmos do coração de Maria, aprendemos a amar e seguir Jesus de maneira mais profunda e sincera. Maria, em sua missão maternal, nos leva sempre a Cristo, como nas bodas de Caná, onde ela nos instrui: “Fazei tudo o que Ele vos disser” (Jo 2,5).
União com a Obra Salvadora de Cristo
O Diretório sobre a Piedade Popular da Congregação para o Culto Divino resume a festa do Imaculado Coração de Maria como a celebração da união “cordial” da Mãe à obra salvadora do Filho.
Sendo assim, esta união se estende desde a Encarnação até a Morte e Ressurreição de Cristo, culminando no dom do Espírito Santo.
Assim, ao celebrar o Imaculado Coração de Maria, somos chamados a aprofundar nosso relacionamento com Cristo, através da intercessão e do amor materno de Maria.
Ou seja, a Festa do Imaculado Coração de Maria nos convida a nos aproximar do coração de nossa Mãe Celestial, que nos conduz ao coração de Jesus.
Por fim, Esta devoção não apenas fortalece nosso amor por Maria, mas nos aproxima ainda mais de Cristo, reafirmando nossa fé e nosso compromisso com a vida cristã. Que a chama de amor que arde no coração de Maria aqueça nossos corações e nos inspire a viver em constante comunhão com Jesus, seu Filho amado.
Leia também: Conheça a oração ao Puríssimo Coração de Maria. Reze-a conosco.
Uma resposta
Oh imaculado coração de Jesus desça sobre mim o teu olhar e me proteja debaixo do seu manto sagrado. Cuida do meu filho Ricardo Cabidelli tirando ele das bebidas, cigarros e amizades que não tem sentido na vida dele. Leva ele de volta ao seu altar, pra louvar a casa do Senhor Jesus. Amém