Diferentemente de São Mateus e São João, por exemplo, São Lucas não teve o privilégio de conhecer Jesus pessoalmente. Ele começou a abraçar a fé cristã por volta do ano 40. Nesta época, quando Jesus já tinha passado pela Paixão, ressurreição e ascensão aos céus.
No entanto, ele teve contato com São Paulo, de quem foi discípulo direto, e é possível que tenha conhecido também Nossa Senhora. Ele é, de fato, o evangelista que dedica mais espaço em sua narrativa aos mistérios que envolvem diretamente a pessoa de Maria. Bem como a Anunciação pelo Arcanjo Gabriel, a Visitação a Santa Isabel e o Nascimento de Nosso Senhor em Belém.
São Lucas é ainda o único dos 4 evangelistas que não nasceu em Israel. Em seu evangelho, ele se dirige principalmente aos cristãos fora da Terra Santa, notadamente aos gregos, como divulgador da mensagem de Cristo.
O padroeiro dos médicos
Logo no início de seu Evangelho, ele declara que o escreveu para que os seguidores de Jesus compreendam melhor Sua revelação e Seus ensinamentos, destacando especialmente a compaixão de Deus e o perdão aos pecadores que se convertem de coração.
Devoto, erudito em literatura e com formação em medicina, São Lucas se tornou o padroeiro de todos os médicos, bem como dos celibatários.
Da mesma forma, é relacionado aos artistas da pintura e da escultura, pois, segundo a tradição, ele retratou a imagem de Nossa Senhora não apenas ao mencioná-la em seu texto evangélico, mas também ao criar seu retrato.
De acordo com a tradição, São Lucas teria sofrido o martírio, sendo pendurado em uma árvore na Acaia.
****
Inclua o nome de seus familiares e amigos nesta Santa Missa, pedindo a intercessão de Santa Edwiges pela solução de problemas financeiros.