A Devoção Das Devoções É O Amor A Nosso Senhor Jesus Cristo, Com A Recordação Frequente Do Amor Que Nos Dedicou E Ainda Dedica O Nosso Amável Redentor.
.
A devoção das devoções é o amor a Nosso Senhor Jesus Cristo, com a recordação frequente do amor que nos dedicou e ainda dedica o nosso amável Redentor.
.
Muitas pessoas praticam diversas devoções e se descuidam desta, ao passo que o amor de Nosso Senhor Jesus Cristo deve ser a principal, para não dizer a única, devoção do Cristão.
Este descuido é causa do pouco progresso que as almas fazem nas virtudes, da contínua languidez nos mesmos defeitos e das frequentes recaídas em culpas graves.
Pouco se aplicam, e raras vezes são exortadas a adquirirem a devoção ao Sagrado Coração de Jesus, sendo todavia a caridade o laço que une e liga as almas a Deus.
.
Foi exatamente para se fazer amar que o verbo Eterno quis que se instituísse e propagasse na Igreja a devoção a se Sacratíssimo Coração.
.
Quando Santa Margarida Maria Alacoque estava um dia em oração diante do Santíssimo Sacramento, Nosso Senhor Jesus Cristo lhe mostrou seu Coração envolvido por chamas, cercado de espinhos e encimado por uma Cruz.
“Eis aqui”, disse Ele, “o Coração que tanto amou os homens, e nada poupou até se esgotar e consumir para lhes testemunhar o seu amor;
E em reconhecimento, não recebe da maior parte senão ingratidões e irreverências neste Sacramento de amor. Mas, o que ainda mais sinto, é serem corações a mim consagrados que assim procedem”.
Ordenou-lhe em seguida que se empregasse em fazer celebrar, na primeira sexta-feira depois da oitava da festa do Corpo de Deus, uma festa particular em honra do seu Divino Coração, e isto para três fins:
.
– O primeiro, para que os fiéis lhe deem ações de graças pelo grande dom que lhes fez na adorável Eucaristia;– O segundo, para que as almas mais fervorosas reparem, pela sua afetuosa devoção, as irreverências e os desprezos que Ele recebeu e recebe neste Sacramento da parte dos pecadores;
– O terceiro, enfim, para que lhe ofereçam compensação pela honra e culto que os homens deixam de lhe dar em muitas igrejas.
Assim, a devoção ao Sagrado Coração de Jesus não seja senão um exercício de amor para com este amável Senhor.
.
Para compreendermos os bens imensos que nos proveem da devoção ao Coração de Jesus, basta que nos lembremos das promessas feitas por Jesus Cristo aos que a praticarem.
“ Eu” – assim desse o Senhor a Santa Margarida – “darei aos devotos do meu Coração todas as graças necessárias para o comprimento dos deveres do seu estado;
.
Farei reinar a paz nas suas famílias; eu os consolarei nas suas aflições e lhes serei um refúgio na vida e na morte;
.
Lançarei abundantes bênçãos sobre todos os seus empreendimentos, e o que no passado não puderam realizar com as suas diligências repetidas e perseverantes, obtê-lo-ão por meio desta devoção salutar”.
.
Se nós também queremos ter parte nestas promessas, avivemos a devoção ao Sagrado Coração, especialmente neste mês que lhe é consagrado.
.
Guardemo-nos, por amor d’Ele, das faltas deliberadas;
Pratiquemos alguma mortificação interna e externa; visitemos com frequência o Santíssimo Sacramento e preparemo-nos para a festa do Sagrado Coração por meio de uma devota novena.
Cada manhã unamos as nossas ações do dia com as do divino Coração de Jesus, e façamos o oferecimento delas, dizendo:
.
“Meu Senhor Jesus Cristo, em união com a divina intenção com a qual destes, na terra, louvor a Deus por vosso Sacratíssimo Coração;E lhe continuais a dar agora sem interrupção até a consumação dos séculos, por todo o universo, no sacramento da Eucaristia, eu também;
Durante todo esse dia, sem excetuar a mínima parte dele, à imitação do imaculado Coração da Bem Aventurada Virgem Maria;
Vos ofereço com alegria todas as minhas intenções e pensamentos, todas as minhas afeições e desejos, todas as minhas obras e palavras. Amém”.
.