Em que consiste a santidade do Coração de Jesus?
A santidade adorável deste divino Coração consiste no horror que tem ao pecado, e no zelo que emprega para o destruir.
Qual é a dupla santidade do Coração de Jesus
O meu divino Mestre, diz a Bem-aventurada Margarida Maria Alacoque, fez-me ver nele duas santidades: Uma de amor e outra de justiça, ambas rigorosíssimas, cada qual de sua maneira.
Em que consiste a santidade de justiça do Sagrado Coração de Jesus?
Esta santidade inspira ao Coração de Jesus um ódio irreconciliável ao pecado, que deseja ardentemente destruir, e um afastamento absoluto do pecador impenitente, que, apesar de tujo, desejar salvar. Tal santidade produz neste Coração Sagrado um combate misterioso entre o amor divino, que chama o pecador, e o adio, que repele o impenitente endurecido.
Foi esta justiça que, oprimindo dolorosamente o Coração de Jesus, o fez entrar em agonia, e derramar o seu sangue em suor copioso no jardim de Gethsemani. Há de ser diante desta terrível santidade que os réprobos hão de aparecer; á sua vista encher-se-ão de terror, exclamando: Montanhas caí sobre nós.
Em que consiste a santidade de amor do Coração de Jesus?
A santidade do amor abraça o Coração de Jesus num zelo infinito pela gloria de seu Pai, e pela santificação das almas. Era ela que inspirava a Nosso Senhor Jesus Cristo um desejo ardentíssimo de se oferecer como vitima no Calvário, e o leva a tratar com santo rigor os seus maiores amigos, para os purificar das suas menores faltas, e torna-los assim mais perfeitos. E também esta santidade que alimenta o fogo do purgatório.
Fonte: O Coração de Jesus – Segundo a Doutrina da Beata* Margarida Maria Alacoque por um oblato de Maria Imaculada. Edição de 1907
****
Quer se aproximar mais da devoção ao Coração de Jesus?
Clique aqui e faça parte da nossa comunidade no Telegram.
Ao cadastrar-se na nossa comunidade, o seu nome será lembrado na próxima Santa Missa que vamos mandar celebrar.