São Tiago Maior: o filho do trovão! Saiba mais.
Hoje, a Igreja celebra a festa de São Tiago Maior, Apóstolo de Nosso Senhor e irmão de São João, Evangelista.
Martirizado em 44 d.C. na cidade de Jerusalém (cf. At 12, 1s) após, segundo a tradição, tentar cristianizar os pagãos da Hispânia, Tiago é apresentado no Evangelho como um dos três discípulos prediletos de Jesus; ao lado do irmão e de Pedro, ele foi, de fato, objeto de uma especial atenção por parte de Cristo.
Além de outros tantos privilégios, esse impetuoso Apóstolo, chamado pelo Senhor de “filho do trovão” (cf. Mc 3, 17), teve a graça de contemplar no cume do monte Tabor a glória da Transfiguração.
Mas é ao meditarmos a sua índole e o seu papel junto dos outros dois discípulos privilegiados que podemos compreender a sua importância para a nossa própria vida espiritual.
Nessa pequena “trindade” de Apóstolos, com efeito, vemos representados os três grandes caminhos que conduzem à santidade.
Em Pedro, por um lado, temos o amor fervente que Deus quer de nós; João, por outro, o conhecimento contemplativo das coisas divinas; em Tiago, por fim, o serviço humilde na vida ordinária de cada fiel.
Longe de se excluírem mutuamente, essas três vias têm de ser percorridas por todo e qualquer cristão, pois todos fomos criados para cumprir essas três finalidades: amar, conhecer e servir a Deus.
Amar com uma vontade firme e resoluta; conhecer com uma inteligência reta e sedenta de verdade; servir com tudo o que temos possuímos, com a nossa memória, com os nossos afetos, com todas as nossas potências.
Roguemos hoje a São Tiago Maior que nos alcance do Mestre a quem tanto serviu a graça de sermos mais fiéis no cumprimento constante e humilde dos nossos deveres de estado, nos quais e pelos quais Deus, que governa as nações e os corações, quer encontrar-se conosco.
Peçamos também a Maria Santíssima, Virgo fidelis, que afaste de nós toda sede de poder e autoridade, pois, como diz Nosso Senhor, quem “quiser tornar-se grande, torne-se vosso servidor; quem quiser ser o primeiro, seja vosso servo”.
****
Quer ter seu nome em uma poderosa corrente de orações?
Clique aqui ou na imagem abaixo, e coloque suas intenções e de seus familiares, para que religiosos e sacerdotes rezem por vocês, durante nove dias!