São José, o padroeiro das almas aflitas. Você sabia? Leia este artigo e descubra o porquê: (Parte II).
Por seu lado, Deus nunca o abandona na provação. Está sempre lá, dirigindo todas as coisas.
E os sofrimentos passam, deixando após si a consolação. Está São José perturbado a respeito de Maria? Uma mensagem do céu tranquiliza-o e lhe restitui a felicidade.
As provações de Belém são consoladas pelo nascimento do Salvador, pela adoração dos pastores e dos Magos. À fuga para o Egito sucede a alegria do regresso.
Jesus desaparece e, durante três dias, o coração de São José é cruelmente angustiado. Mas Jesus é achado no templo, e seguem-no então os tranquilos anos da vida em Nazaré.
Parece que, pelo exemplo do Santo, Deus quis ensinar-nos de maneira palpável que a vida neste mundo é continuamente de dias bons e dias maus, e que, portanto, é de mister achar em uns consolação para os outros.
Ordinariamente, os dias de alegria e de paz sobrepujam.
Acaso o óleo não sobrenada na água? Não esqueçamos isto, e aceitemos com gratidão tudo o que Deus nos envia.
Suportemos os dias maus por gratidão pelos dias felizes que nos foram concedidos e, na felicidade, preparemo-nos para o sofrimento.
Grande arte é saber aceitar, como convém, a alegria e o sofrimento. Sem esta ciência, a provação lançar-nos-á na impaciência, na dúvida ou no desespero.
A alegria e a prosperidade acarretarão a presunção e a dissipação; expor-nos-ão ao temível perigo de nos esquecermos de Deus. A exemplo de São José, permaneçamos sempre os mesmos na ventura e no sofrimento.
Deus não nos leva a mal que a ventura nos dê alegria e que a cruz nos cause dor. Tal é a nossa natureza. Mas tomemos tudo em espírito de fé, com sentimentos de confiança e gratidão para com Deus.
Na eternidade bem-aventurada nada nos dará mais alegria do que os sofrimentos que tivermos suportado neste mundo, a exemplo de São José, com paciência e por amor a Jesus e Maria.
****
Receba conteúdos diários sobre a devoção ao Sagrado Coração de Jesus
Acesse aqui e faça sua inscrição em nossa Newsletter ou clique na imagem abaixo: