Quais são os meios de aliviar as Almas do Purgatório?
Os meios suavíssimos e riquíssimos que Deus nos concedeu para Lhe darmos satisfação pelos nossos pecados, são tesouros de graças e de misericórdia que podemos aplicar às Almas do Purgatório, assim, cedendo-lhes o fruto satisfatório, de nossas boas obras, das quais as principais, são:
1° Jejuns e todas as mortificações dos sentidos exteriores e interiores;
2° Esmolas, e todas as obras de misericórdia, corporais e espirituais;
3° Missas;
4° Comunhões reais e espirituais;
5° Orações;
6° Indulgências;
7° Todos os trabalhos, ou penas que Deus nos envia e que sofremos com paciência.
Assim, tudo quanto podemos oferecer a Deus em desconto dos nossos pecados, e união com as satisfações de Jesus Cristo Nosso Senhor, com muito fruto o podemos aplicar às Almas do Purgatório, como ensina o Concílio Trento, dizendo:
A Igreja Católica sempre ensinou haver Purgatório, e as Almas ali detidas serem aliviadas e ajudadas com os sufrágios dos fiéis, e principalmente, com o gratíssimo Sacrifício do Altar.
Por isso, manda o Santo Concílio que procurem com diligência que a sã doutrina do Purgatório seja abraçada pelos fiéis de Cristo, e em toda parte seguida, ensinada, pregada.
Todavia, a aplicação das, Indulgências às Almas do Purgatório, convém saber que são só aplicadas por modo de sufrágio.
Ou seja, oferecem-se a Deus estas indulgências para que se digne, se é sua vontade, aceitá-las como resgate pelas Almas a quem se aplicam.
Por esta razão não se pode saber se uma Alma por quem se aplicou uma indulgência plenária foi infalivelmente livre do Purgatório.
Portanto, nosso dever é trabalhar pelo alívio e livramento das Almas do Purgatório, e aplicar-lhes o maior número que pudermos de indulgências, e mais obras satisfatórias.
Fonte: Manual do Sagrado Coração de Jesus
****
Receba conteúdos diários sobre a devoção ao Sagrado Coração de Jesus
Acesse aqui e faça sua inscrição em nossa Newsletter ou clique na imagem abaixo: