A devoção às Santas Almas do Purgatório agrada ao Sagrado Coração de Jesus? Entenda!
Piedade! Piedade! Tal é o grito de dor, tal é a súplica ardente que a Igreja padecente dirige sem cessar a toda Igreja militante, que tanto pode lhe valer…
Nascida no Calvário da ferida de amor do Divino Coração transpassado da lança, a Igreja de Deus é essencialmente reparadora, mas esse caráter de reparação o Redentor do mundo dignou-se imprimir o mais profundamente em sua Mãe dolorosa, em seu discípulo amado em sua admirável penitente, Maria Madalena.
A estes primitivos modelos, Jesus confiou o culto de seu Coração ferido, a cura de sua chaga de amor, o cálice de seu sangue e água que correu para a salvação de todos.
Ah! quanta glória podemos dar ao Divino Rei, quanto gozo e prazer ao seu Sagrado Coração, dedicando-se, com piedoso fervor, a devoção das Almas do Purgatório.
Portanto, dar glória a seu Eterno Pai parece ser a devoção mais querida do Coração de Jesus. Dar glória a Jesus e por Ele à Santíssima Trindade.
Ora pois, o Purgatório é um vastíssimo campo em que a glória de Deus é, semelhante, a uma seara madura, que só espera pelo operários para ser colhida no celeiro do Pai Celestial!
Não se faz uma só oração a favor destas benditas Almas sem que Deus seja glorificado pela fé e pela caridade que inspiraram a oração.
Nenhuma destas Almas Santas é aliviada em suas dores sem que seja aumentada a glória de Deus pela honra que é dada ao preciosíssimo Sangue de seu Filho, e pelo progresso que a Alma socorrida fez para a eterna felicidade.
Assim, nenhuma Alma sai triunfante do cárcere de expiação sem que um imenso júbilo da corte celestial proclama a glória de Deus, no mais alto dos Céus.
E o triunfo da cruz de Jesus, é a coroa dos seus dons naquela Alma que lhe é tão cara, é mais uma bela nota, ou uma voz harmoniosa no cântico do eterno amor e da eterna gratidão!
Oh! quanto resplandece a glória e o amor de Jesus na devoção às Almas do Purgatório!
Dessa forma, quanto mais cedo saem elas de sua prisão de dor, tanto mais goza o Divino Salvador, os frutos de sua Paixão Adorável.
Abreviar as penas das Esposas de seu amante Coração, apressar-lhes a entrada no Céu é inundar seu Coração de gozo e de inefável prazer;
Porém, qualquer demora, que sofre uma Alma em entrar na glória do Céu é uma perda, imensa, um prejuízo irreparável da honra de Jesus.
Quanta glória pois e quanta consolação pode dar, ao Coração de seu Divino Rei, a dedicação ao alívio das Benditas Almas do Purgatório!
Fonte: Manual ou Tesouro da Arquiconfraria da Guarda de Honra do Sagrado Coração de Jesus
****
Receba conteúdos diários sobre a devoção ao Sagrado Coração de Jesus
Acesse aqui e faça sua inscrição em nossa Newsletter ou clique na imagem abaixo: