Para a Salvação é necessário imitar o Coração de Jesus
O Coração de Jesus diz ao cristão:
Filho, uma só coisa é, antes de tudo, necessária: salvares a tua alma. Se a perderes, tudo estará perdido; se a salvares, tudo estará salvo.
Não alcançarás, contudo, a eterna salvação da tua alma, se não imitares o Meu Coração. Pois os que Deus conheceu na sua presciência, também predestinou a se tornarem conformes à imagem do seu Filho.
Qual é, porém, esta imagem do Filho de Deus, à qual todos os eleitos se devem conformar, senão o Meu Coração? A todos não é dado imitar Minhas ações externas, nem depende do homem fazer os milagres por Mim operados.
Outrossim, em consequência dos diversos estados da vida humana, não podem todos seguir o Meu modo de viver exterior. Entretanto, todos, grandes e pequenos, doutos e ignorantes, em qualquer estado, podem e devem imitar os sentimentos íntimos do Meu Coração.
Se, portanto, desejas a eterna salvação, conforma-te ao Meu Coração e aprende a revestir-te dos Meus sentimentos.
Ainda que distribuísses aos pobres todos os teus bens, entregasses o corpo às maiores penitências, conhecesses todos os mistérios e operasses estupendos prodígios, se não tiveres em teu coração semelhança com o Meu, nada serias e todas estas coisas de nada te valeriam eternamente.
Pela semelhança com o Meu Coração, hás de ser julgado e receber tua sorte eterna.
Muitos, na hora do juízo, dir-Me-ão: “Senhor, não foi em Vosso Nome que profetizamos, expulsamos Demônios e fizemos inúmeros milagres?” Eu, porém, lhes responderei: “Não vos conheço. Acaso não vedes as Chagas que Me infligistes?
Não reconheceis o Lado por vós traspassado, que por vosso amor permaneceu aberto, sem que consentisses em entrar nele? De nada servirá o que fizerdes, se não for feito segundo o Meu Coração”.
Não é a aparência exterior de piedade, porém, o coração devoto que torna o homem bom e caro diante de Mim. Tua salvação estará segura na medida em que conformares o teu coração ao Meu.
Faze por tua salvação quanto te for possível. Não pode haver solicitude excessiva, quando se acha em perigo a eternidade.
No momento da morte descobrirás estar perdido tudo o que houveres feito sem referi-lo a Mim e à salvação.
Se tão grande é a importância da salvação eterna, lembra-te que o valor da imitação do Meu Coração é proporcionado ao da salvação da tua alma.
Fonte: ARNOUDT, J., sj. Imitação do Sagrado Coração de Jesus.
* * *
Gostaria de receber mais conteúdos de inspiração católica?
Acesse aqui e faça sua inscrição em nossa Newsletter ou clique na imagem abaixo:
Fazendo a sua inscrição, o seu nome será lembrado na próxima Santa Missa.