Hoje, 09 de junho, comemoramos o Dia de Pentecostes, mas você sabe qual é o significado desta solenidade? E por que ela é tão importante para a Igreja Católica? Confira abaixo:
.
O que é Pentecostes?
Era para os judeus uma festa de grande alegria, pois era a ação de graças pela colheita do trigo. Vinha gente de toda a parte: judeus saudosos que voltavam a Jerusalém, trazendo também pagãos amigos e prosélitos. Eram oferecidas as primícias das colheitas no templo.
.
No primeiro pentecostes, depois da morte de Nosso Senhor, cinquenta dias depois da páscoa, o Divino Espírito Santo desceu, na forma de língua de fogo, aos católicos que estavam reunidos em Jerusalém: todos ficaram cheios do Espírito Santo e começaram a falar em outras línguas (At 2,1-4). As primícias da colheita aconteceram naquele dia, pois foram muitos os que se converteram e foram recolhidos para o Reino.
.
O que significa Pentecostes?
Significa quinquagésimo dia (50º), por ser uma festa celebrada 50 dias após a Festa de Páscoa.
.
Quem é o Espírito Santo?
O prometido por Nosso Senhor Jesus Cristo: “…ordenou-lhes que não se afastassem de Jerusalém, mas que esperassem a realização da promessa do Pai a qual, disse Ele, ouvistes da minha boca: João batizou com água; vós, porém, sereis batizados com o Espírito Santo dentro de poucos dias” (At 1,4-5).
.
Espírito que procede do Pai e do Filho: “quando vier o Paráclito, que vos enviarei da parte do Pai, o Espírito da Verdade que vem do Pai, ele dará testemunho de mim e vós também dareis testemunho…” (Jo 15 26-27). O Espírito Santo é Deus com o Pai e com o Filho. Sua presença traz consigo o Filho e o Pai. Por Ele somos filhos no Filho e estamos em comunhão com o Pai.
.
A Solenidade do Pentecostes
No dia de Pentecostes o Espírito Santo desceu com poder sobre os Apóstolos; teve assim início a missão da Igreja no mundo. O próprio Nosso Senhor tinha preparado os Onze para esta missão aparecendo-lhes várias vezes depois da sua ressurreição (cf. Act 1, 3).
.
Antes da ascensão ao Céu, ordenou que “não se afastassem de Jerusalém, mas que aguardassem que se cumprisse a promessa do Pai” (cf. Act 1, 4-5); isto é, pediu que permanecessem juntos para se prepararem para receber o dom do Espírito Santo. E eles reuniram-se em oração com Maria Santíssima no Cenáculo à espera do acontecimento prometido (cf. Act 1,14).
.
Permanecer juntos foi a condição exigida por Nosso Senhor para receber o dom do Espírito Santo; pressuposto da sua concórdia foi uma oração prolongada. Desta forma, encontramos delineada uma formidável lição para cada um de nós.
.
Por vezes pensa-se que a eficiência missionária dependa principalmente de uma programação atenta e da sucessiva inteligente realização mediante um empenho concreto. Sem dúvida, o Nosso Senhor pede a nossa colaboração, mas antes de qualquer resposta nossa é necessária a sua iniciativa: é o seu Espírito o verdadeiro protagonista da Igreja.
.
Em Pentecostes o Divino Espírito Santo, com o dom das línguas, mostra que a sua presença une e transforma a confusão em união. O orgulho e o egoísmo do homem geram sempre divisões, erguem muros de indiferença, de ódio e de violência. Ao contrário, o Espírito Santo torna os corações capazes de compreender e querer bem uns aos outros, por amor de Deus.
.
Mas como entrar no mistério do Espírito Santo, como compreender o segredo do Amor?
No Cenáculo, terminada a última Ceia, paira uma tristeza e uma interrogação sobre os Apóstolos. A razão é que as palavras de Nosso Senhor suscitam interrogativos preocupantes: Ele fala do ódio do mundo para com Ele e para com os seus, fala de sua misteriosa partida e há muitas outras coisas ainda para dizer, mas no momento os Apóstolos não são capazes de carregar o seu peso (cf. Jo 16, 12). Para os confortar explica o significado do seu afastamento: irá, mas voltará; entretanto não os abandonará, não os deixará órfãos. Enviará o Consolador, o Espírito do Pai Celeste, e será o Espírito Santo que dará a conhecer que a Sua obra.
.
E’ este o significado de Pentecostes: o Espírito Santo ilumina o espírito humano e, revelando Cristo crucificado e ressuscitado, indica o caminho para se tornar mais semelhantes a Ele.
.
Reunida com Maria Santíssima, como na sua origem, a Santa Igreja reza: “Veni Sancte Spiritus! Vem, Espírito Santo, enche os corações dos teus fiéis e acende neles o fogo do teu amor!”.
.
Amém.
.
Fonte: Curiosidades Católicas (com adaptações)
.
.
Inscreva seu nome e seus pedidos na Santa Missa
.
Acesse aqui o Livro de Missas e escreva as graças que você tanto precisa em sua vida.
.
…peça por sua família;
…por um emprego;
…pela saúde de um ente querido;
…por todas as pessoas que você ama e por todas aquelas que precisam da bênção de Nosso Senhor.
.
.
O Sagrado Coração de Jesus está esperando por você!
.
Então, qual é a sua resposta?
.
2 respostas
Saúde para toda minha família. Amém que o senhor Jesus Cristo nos abençoe.
Bom dia Sr Roberto,
Louvado seja nosso Senhor Jesus Cristo!
Tudo bem?
Para rezarmos pelos seus pedidos, pedimos que o Sr acesse agora mesmo o link a seguir http://aascj.org.br/livrodemissas/antonio?origem=10671
E conte com muitas orações sem sair de casa!
Atenciosamente,
Associação Apostolado do Sagrado Coração de Jesus