.
Uma das mais belas catedrais existentes na Itália é uma basílica gótica toda colorida em mosaico do lado de fora.
.
É um dos edifícios góticos mais belos do mundo.
É a Catedral de Orvieto.
Sobre uma fachada estritamente gótica podemos ver uma feeria de cores.
Não há aí o que não seja gótico, inclusive a rosácea. Ela fica dentro de um quadrado que tem qualquer coisa de clássico. Mas que se encaixa tão perfeitamente que não há o que dizer.
.
A cor escolhida é a mais esplendorosa das cores: o ouro. Toda a fachada é sobre fundo dourado. E esse fundo é feito com um método nobre: o do mosaico.
.
Trata-se de um mosaico de alta qualidade, tão rutilante, tão magnífico que, sendo esta fachada do século XIV, ela dá a impressão de terminada ontem.
Ela não apresenta a poesia do granito, que fica mais belo à medida que envelhece.
.
O velho granito que desafia todos os tempos e todas as intempéries tem sua beleza.
.
Em Orvieto dir-se-ia que a fachada foi feita no ano passado e que só conheceu verões e primaveras. A igreja está novinha como se fosse de ontem.
Os invernos e as tragédias da História escorregaram sobre ela sem a atingir em nada. Ela está magnífica, esplendorosa, sem alteração.
O granito fala da eternidade porque afirma a sua existência contra o tempo. Passa o tempo, o granito fica!
.
O mosaico de Orvieto se reporta à eternidade no sentido de que ignora o tempo!
.
Não resiste a ele porque não tem nada que ver com ele, o passar dos séculos não o atinge. O mosaico está lá, a basílica está lá.
.
Para que a impressão cromática ainda seja mais viva, há vários grupos de mosaicos.
.
Em cima está a coroação de Nossa Senhora.
Aos lados, à direita e à esquerda da rosácea, outros grupos representam: o desposório de São José e Nossa Senhora e a Apresentação do Menino Jesus no Templo.
No alto das portas, tanto dentro das ogivas como fora delas, há grupos humanos também: a Anunciação, o Batismo de Jesus, a perplexidade de São José e o Santo Natal.
Depois, mais adiante, no tímpano da porta central, mais figuras coloridas:
Nossa Senhora Rainha sendo venerada pelos anjos, pelos apóstolos e pelos santos.
O colorido está por toda parte.
As cenas representam toda a vida de Nossa Senhora e de Nosso Senhor Jesus Cristo. Que magnífico!
Então se compreende bem que no topo esteja a Coroação de Nossa Senhora como rainha do Céu e da Terra.
As cores não são de estardalhaço, mas são todas muito intensas.
.
Os artistas não tinham o gosto das cores pálidas, discretas, que se confundem ou se fundem umas com as outras.
.
As cores pálidas, ou fundidas, também têm a sua beleza. Mas não é a beleza da fachada da Catedral de Orvieto.
Nela brilha a beleza das cores definidas, que têm individualidade e vida própria.
Cada cena tem coloridos tais que produzem uma sinfonia de cores especial.
.
.
Fonte: Blog Catedrais Medievais
.
* * *
.
Seu e-mail tem espaço para Deus?
.
Clique aqui e saiba como incluir Deus no seu dia-a-dia!
.
.