.
Santo Ivo foi estudar direito civil em Orleans sob o famoso jurista Peter de la Chapelle e completou seus estudou em Paris.
.
Praticou com brilhantismo a advocacia, tanto na corte civil quanto na corte eclesiástica. Em 1284 ele entrou para o sacerdócio e construiu um hospital para os pobres e cuidava dos pobres com considerável fervor.
Foi nomeado juiz eclesiástico pelo decano de Rennes. Ele era um juiz muito justo e venerado até mesmo pela parte perdedora. Mais tarde foi indicado como oficial para Alan de Bruc, Bispo de Tréguier.
.
A defesa de Santo Ivo dos pobres deu a ele o titulo de “Advogado dos Pobres”
.
Alem de ser considerado um juiz que não aceitava nenhum presente, era considerado o melhor mediador da França, e sempre tentava conseguir acordos fora das cortes para minimizar os custos legais para ambas as partes.
Em 1284, Santo Ivo foi ordenado sacerdote. Em 1287 renunciou ao seus cargos oficiais e devotou todo o seu tempo aos seus paroquianos em Tredrez e depois em Lovannec.
Além de ser um excelente pregador dos ensinamentos de Jesus ele era freqüentemente chamado para arbitrar disputas as mais variadas.
Seus conhecimentos legais estavam sempre a disposição dos seus paroquianos e também o seu tempo e seus bens. Sua austeridade é famosa mesmo com sua saúde comprometida.
.
Certa vez, deu sua capa a um pobre, seu paletó a outro e seus sapatos a um terceiro, indo para casa descalço e só de camisa em pleno inverno.
.
Diz ainda que, doutra vez, deu sua cama a um mendigo que dormia na porta de uma casa e foi dormir onde dormia o mendigo.
.
Ele distribuía suas rendas e seus bens para os pobres.
.
É o santo padroeiro dos advogados , dos juízes , oficiais de justiça e escrivães.
.
.
Morreu rezando a missa da Ascensão. Na liturgia católica ele é mostrado segurando um livro, com um anjo perto de sua cabeça e um leão a seus pés.
.
Foi canonizado em 1347. Sua festa é celebrada no dia 19 de maio.
.
.
Fonte: Blog Católicos Tradicionais
.
* * *
Uma resposta
Testemunho:
Me chamo Ivo Dantas nasci em 19/05/60 meus pais eram colonos, e moravam em um sítio cuja casa fora construída sobre mourões, e nesta época teve uma geada muito forte na região do Paraná, como não tínhamos luz elétrica, nem água encanada, ou qualquer conforto, minha madrinha me deu banho (recém nascido)em uma bacia de água quente, logo o vento frio entrou pelas frestas do assoalho da casa, conta minha mãe que contraí uma pneumonia, e que de tanto tossir comecei a ficar roxo, então as pressas para não morrer pagão, ela olhou como católica fervorosa na folhinha católica ,batizando me com o nome do santo do dia, também aproveitou a visita na cidade e tentou uma consulta médica, dizia minha mãe, que ela estava sentada comigo no colo, e o médico andava em sua frente, coçando a cabeça, pensando, o que ministrar de remédio a um recém nascido, em situação tão grave, então ele aplicou uma pequena injeção e para Honra e Glória de Nosso Senhor, e a intercessão de Santo Ivo e da Virgem Maria, aqui estou testemunhando . Casei na Igreja de Santo Ivo, e tenho um filho chamado Pedro Ivo.
Ivo Dantas
Sto Amaro SP.