Tudo neste mundo está sujeito à lei do sofrimento. Não há ninguém que não tenha de sofrer.
A dor prendeu-se ao homem; segue-o por toda parte. No fundo, a história da humanidade não passa de uma grande tragédia em que o sofrimento, sob mil formas diversas, representa o
papel principal.
O sofrimento começou com o pecado; só termina com a morte. Cumpre, pois, que assim seja: Deus, infinitamente bom e infinitamente sábio, viu um bem na provação. Pelo sofrimento é que fomos remidos; é pelo sofrimento que colhemos os frutos da Redenção.
Muitos homens são levados à compreensão e salvos, só mesmo pelo sofrimento. A cruz é, pois, a partilha de todas as almas. Os santos não escapam a essa lei.
São José conheceu, pois, o sofrimento.
Conheceu-o tanto mais quanto estava mais estreitamente unido ao Salvador. Todos os mistérios da vida de Jesus são mais ou menos mistérios dolorosos. Mesmo Nazaré e Belém tiveram sua cruz. Por toda parte, onde o Salvador repousa a cabeça, deixa os vestígios da sua coroa de espinhos.
São José viveu longos anos com Jesus. Muitíssimas vezes segurou-o nos braços, estreitou-o ao coração; — não podia, pois, deixar de encontrar a cruz!
Carregou continuamente a cruz do trabalho.
A pobreza era-lhe uma cruz, menos para ele mesmo do que em atenção ao Salvador e a Maria, cuja penúria lhe era um sofrimento. Nem sempre ele achou um abrigo para si e para a Sagrada Família.
Homens de coração insensível recusaram-lhe asilo, cruéis perseguidores ameaçaram-no naquilo que ele tinha de mais caro.
As próprias cruzes domésticas não lhe foram poupadas. Testemunha isso a sua angústia numa circunstância penosa; testemunha isso a sua dor quando Jesus ficou no templo.
Será mister, além disso, lembrar a circuncisão do Salvador, a imposição do nome de Jesus que pressagiava tantos sofrimentos, a profecia do velho Simeão, a fuga para o Egito?
Esses mistérios e outros mais foram, de alguma sorte, o Calvário de São José.
Juntemos a isso os sofrimentos que não deixavam de causar ao seu coração os pecados, a ignorância e a ingratidão de seu povo.
Se bem que essas dores estejam longe de igualar o inenarrável martírio de Maria ao pé da cruz, foram no entanto infinitamente amargas para S. José porque se referiam a Jesus, a seu Deus, e porque ele amava esse Deus com o amor mais profundo.
Os sofrimentos de José são, pois, nobres e belos em razão da sua causa — já que essa causa está nos sofrimentos do próprio Salvador — e em razão da maneira como ele suportou essas provações.
O supremo triunfo da arte, dizem, é representar o sofrimento de maneira a mostrá-lo belo e sublime. Bem mais difícil ainda é suportá-lo cristãmente. José oferece-nos, aqui, um exemplo admirável.
Nem uma só queixa, nem uma só palavra de impaciência lhe escapa. É um grande silencioso. Dele, o Evangelho não nos conservou nenhuma palavra.
Ele se fecha na sua fé, na sua humildade, na sua inalterável confiança, na sua ardente caridade, e suporta tudo com alegria, em companhia de Jesus e de Maria, contente de poder sofrer com eles.
(Continua…)
* * *
Fonte: retirado do livro “São José na Vida de Cristo e da Igreja” do Pe. Maurício Meschler, S. J.
10 respostas
intenções para intençõa de missas ,para gilson mozer ,falecido ,laurita da conceiçõa e zarino mozer ,gelson da silva sardinha ,,que todos posa descansar em paz ,para que senhor suplica as graçs para toda familia dando direçõa do senhor sobre suas vidas que todos podem ter fe , livra de mal senhor sempre nós da direçõa amém obrigado .
Com certeza São José sofreu muito na sua peregrinação por esse mundo, por isso peçamos a ele que peça a Jesus por nós.
Senhor,ajudai-nos a prosperar para o caminho do bem da familia,pois ser mae nao é tão fácil assim,porem com tua fé,andarei sempre pelos teus caminhos…..inclui em nossos nomes,em sua santa missa;Wellington Vicente gomes de Souza/Kátia Quitéria da Silva/Carlos Eduardo da Silva Souza e Julio Rafael da Silva Souza.Cicera Quitéria da Silva/Carlos Jose da Silva.Senhor vou ser sincera já me sacrifiquei,lutei muito viu para ter uma vida boa,e cade,hein?Já está na hora de receber minhas bencaos para meus filhos,marido e eu.Senhor que o poder Universo conspira sempre a meu favor,a oração e a corrente do bem.Em nome do pai,do filho e do meu espirito Santa,rogai para hoje,amanhã e sempre,com frevor e de coração te agradeço e sempre te peço me livrar-me de todo mal.Amém!Origada!!!
MEU PADRINHO SÃO JOSÉ , MEU ULTIMO DESEJO É REENCONTRAR MEU LAR JUNTO DA MINHA FAMÍLIA , YOLANDA, ERIKA E ANNA BEATRIZ.
JUNTO DA FAMÍLIA REALIZAR MEU ULTIMO SONHO EM VIDA IR A TERRA SANTA PEDIR A BENÇÃO
AO NOSSO PAI JESUS CRISTO
Ó Glorioso São José, ouvi meu pedido e concede-me está graça de poder pagar meus credores e dai saúde a minha família, paz e prosperidade.
São José, protetor das famílias a vós eu peço que cuide e protege a minha. Olha para o meu casamento tem misericórdia senhor.
Ó glorioso Sao José que há muito sou grata. Intercedei por mim junto a Jesus Cristo para retirar todas as minhas afliçoes, angustias e pensamentos negativos, que eu olhe a luz do espirito santo e siga na fé ao nosso Deus pai e na autoconfiança com alegria e força restauradas, sem olhar para tras me restaure com força e autoconfiança, segurança e resolutividade, bondade, amor diante das adversidades e tribulaçoes, livrando me de todo mal. Amém.
São José peço- Te emprestado ao Nosso Senhor Jesus Cristo para que Possas ser o pai das minhas filhas, acompanhe-nos por favor. As minhas filhas precisam do pai, por favor preencha esse lugar, amém
Ó GLORIOSO SÃO JOSÉ ABENÇOA MINHA FAMÍLIA DAI-NOS GRAÇAS DE PROTEÇÃO INTERCEDE POR TODOS NÓS COLOCA TUA PROTEÇÃO NA MINHA CASA SOBRE MINHA FAMÍLIA DAI-NOS A PAZ PEDE A SEU FILHO A NOSSA BENÇÃO DE PRTEÇÃO AFASTA OS INIMIGO E TODOS OS MALES DAI-NOS MISERICÓRDIA ÍNTERCEDE POR MINHA FAMÍLIA NO SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS ABENÇOA TODOS NÓS DAI-NOS MUITA SAÚDE E MUITA PAZ ILUMINA MINHA CASA
que são josé na infinita bondade nos conceda o favor de levar nossas suplicas ao nosso Deus