O Que é a Misericórdia de Deus?

A Misericórdia é o amor de doação, de quem muito tem para quem falta.

Assim é o Amor de Deus pelos homens.

 

Santa Terezinha disse ao se referir a Jesus: “Il n’est qu’amour et misericorde” (Ele não é senão amor e misericórdia).

Mas, como tudo o que diz respeito a Deus, há muito mais o que ser compreendido sobre a Sua misericórdia, e é grande o erro em que se cai por mal conhecê-la.

Os homens precisam da misericórdia de Deus pois se encontraram todos separados da Fonte de sua vida, que é seu Criador, por causa do pecado.

Desde a desobediência de Adão e Eva os homens foram privados da Graça de Deus (a participação de Sua Vida divina) e se tornaram completamente indigentes, réus do inferno, por não ter meio de se reconectar a Deus.

Com efeito, o pecado de nossos primeiros pais, pelo qual “entrou o pecado no mundo” (Romanos, 5:12), foi uma revolta contra Deus, uma desobediência gravíssima ao Criador e uma suma ingratidão para com o Benfeitor.

Sendo Deus infinito, a ofensa feita a Ele tem algo de infinito, pois, conforme Santo Tomás: “um pecado cometido contra Deus tem algo de infinito por causa da infinita majestade de Deus.”

Portanto, a ofensa de Adão e as nossas ofensas a Deus exigem uma reparação que satisfaça a infinita justiça divina.

O Plano de Deus Para Salvar os Homens

O projeto de salvação do gênero humano, levado a frente por Deus desde o momento da queda, com a imolação de um cordeiro para cobrir a vergonha da nudez do primeiro casal.

Este já foi prenúncio do Cordeiro perfeito que seria sacrificado para reatar a criatura caída com o Deus criador.

Essa reconciliação foi feita pela Encarnação, Vida, Morte e Ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo em favor dos pobres pecadores.

Assim Deus nos manifestou sua infinita misericórdia.

Jesus Cristo nos deu os meios pelos quais podemos ser salvos da morte.

Estes são dons divinos, pelos quais Jesus Cristo, o próprio Deus, nos limpa de todo o pecado e infunde sua Graça em nossas almas.

Assim ele nos torna participantes de Sua Vida com o Pai e o Espírito Santo.

Estes são os Sacramentos – como o Batismo, a Confissão, a Eucaristia…

Assim sendo, a obra da salvação é o processo de assimilação à Vida de Deus, para sermos como Cristo.

O Chamado do Cristão

“Christianus alter Christus”, o cristão é um outro Cristo.

Tendo esta visão geral da ação de Deus em favor dos homens, poderia se esperar que houvesse um movimento geral no mundo para corresponder com arrependimento a esse apelo de misericórdia.

Mas nestes nossos dias vemos o contrário:

Há muitos que falam de amor mas não de conversão, dizem que Jesus já não se importa com o pecado, que todos, mesmo os pecadores impenitentes, serão salvos no final.

Isto não é a mensagem do Evangelho, Jesus Cristo mesmo disse :

“Quem acolheu os meus mandamentos e os observa, esse me ama.” (Jo. 14:21)

“Nem todo aquele que me diz: Senhor, Senhor, entrará no Reino dos Céus, mas sim aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus.” (Mt. 7:21)

É preciso então entender o que pede de nós esse Amor misericordioso, que tanto custou a Nosso Senhor, e como devemos corresponder a Ele para vivermos com Deus eternamente.

Trataremos disso no próximo post, em que falaremos sobre a misericórdia de Deus e Sua Justiça.

 

Fonte: Instituto Plínio Corrêa de Oliveira

****

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também gostará der ler...

Compartilhe:

Cadastre-se abaixo e receba orações, conselhos católicos e Mensagens de fé.
É GRÁTIS

Mais Postagens

contatos

Cadastre-se abaixo e receba orações, conselhos católicos e Mensagens de fé.
É GRÁTIS

CENTRAL DE MISSAS

Inclua seus pedidos
É Grátis!

0800 608 2126

Perguntas frequentes

As ações diabólicas estão ficando mais fortes do que antes. Ligue a TV. Ouça o rádio. Leia qualquer jornal. Você perceberá que cada vez mais o demônio age sem freio e o pode parar ele é a Medalha de São Bento. Por isso, queremos munir, inicialmente, 5 mil pessoas com este sacramental, mas queremos triplicar esse número. Sem falar que não recebemos ajuda de grandes empresas ou de pessoas famosas, mas sim de católicos de todo o BrasilAjude aqui.

Entendemos que esteja passando por um momento difícil, mas lembre-se que é nos momentos de dificuldade que nossas boas ações são ainda mais valiosas para Deus. Quanto mais você fizer para Ele, mais graças atrairá para sua vida. Ainda mais, por permitir que as pessoas do Brasil todo contem com uma proteção EFICAZ contra as forças do mal. Faça sua doação.

Isso é algo maravilhoso e é por essa razão que Deus lhe trouxe aqui, porque são poucas pessoas que se empenham em fazer o bem. São pessoas iguais a você que Nosso Senhor convoca quando quer resgatar seus filhos perdidos . Apoie aqui.

A doação única é voltada especificamente para a confecção e distribuição da Medalha de São Bento e, como retribuição, você contará com presentes de agradecimento, como missas. Já a doação mensal nos permitirá investir em outras ações de apostolado, impulsionar publicações na internet, e, como retribuição, você contará com missas semanais, orações diárias e muito mais. Garanta suas Medalhas de São Bento aqui.

Ao ajudar, mensalmente ou uma única vez, você será uma das primeiras pessoas que receberá a Medalha de São Bento.

Não precisa se preocupar. Nós contratamos um sistema de SITE SEGURO, exatamente como os bancos. Mas, caso prefira, você pode fazer ajudar via pix, que é ainda mais prático, também é seguro e sua ajuda chega integralmente para o apostolado, sem nenhum tipo de desconto. Faça sua doação segura aqui.

Atualize a página, lembre-se de aceitar os cookies da página. Em último caso, entre em contato conosco pelo e-mail: atendimento@aascj.org.br ou pelo whatsapp: (11) 96251-2000

Suas dúvidas foram sanadas? Se sim, clique aqui para ajudar nessa empreitada. Agora, se ainda tem alguma dúvida, contate-nos. Nosso e-mail: atendimento@aascj.org.br e Whatsapp (11) 96251-2000.

Que o Sagrado Coração de Jesus lhe abençoe!

Perguntas frequentes

Não. Graças aos devotos da Família do Sagrado Coração de Jesus que nos apoiam com este trabalho de apostolado. São essas pessoas que nos permitem difundir essa devoção e suas riquezas, como enviar essa estampa gratuitamente.

Só conseguimos enviar uma estampa por pessoa. Dependemos de recursos para qualquer ação e infelizmente o envio dos correios é caro. Se puder, você pode nos ajudar para que essa imagem seja enviada a mais famílias e assim, ganhar uma outra. Veja como.

Infelizmente não. O melhor meio é você preenchendo os seus dados aqui e assim conseguimos enviar sua imagem, já benta, por um sacerdote.

Atualize a página, lembre-se de aceitar os cookies da página. Em último caso, entre em contato pelo
e-mail: atendimento@aascj.org.br

Sanou as suas dúvidas? Se sim, clique aqui para pedir a sua imagem do Coração de Jesus. Agora, se ainda tem alguma dúvida, envie um e-mail para nós. Nosso e-mail: atendimento@aascj.org.br

Informe seus dados corretamente para que você receba a imagem do Coração de Jesus, em sua casa, pelos Correios.

[DoarEstampaSagrado2]