Comemoração de Todos os Fiéis Defuntos
No dia 2 de novembro, a Igreja celebra o Dia de Finados, também conhecido como Dia de Todos os Fiéis Defuntos. Essa data é dedicada à memória e à oração por todos os nossos entes queridos que já partiram para a presença de Deus e agora descansam em paz.
Embora o clima do dia possa parecer triste e introspectivo, é importante lembrar a esperança que professamos em cada Santa Missa: “Espero a ressurreição dos mortos”.
Essa esperança é reafirmada pelas palavras de Jesus em João 11,25: “Eu sou a ressurreição e a vida. Aquele que crê em mim, ainda que esteja morto, viverá.”
Rezar pelos falecidos é uma prática louvável e recomendada pela Igreja e muito cara ao Sagrado Coração de Jesus.
O Padre Victor Jouet, grande missionário do Sagrado Coração, difundiu a Devoção da Novena “De Profundis” onde rezamos por 9 dias suplicando que o Sagrado Coração resgate as Santas Almas do Purgatório.
Essas almas, que sofrem para alcançar a purificação completa, contam com nossa intercessão por meio de orações, penitências e, especialmente, da celebração de Missas.
Reafirmemos nossa fé na misericórdia de Deus e na intercessão dos santos, e unamo-nos em oração pelos que já partiram, confiantes de que, pela graça de Cristo, um dia estaremos todos reunidos na glória celestial.
V: Requiem æternam dona eis, Domine, et lux perpetua luceat eis.
R: Requiescant in pace. Amen.
(Dai-lhes, Senhor, o descanso eterno, entre os esplendores da luz perpétua. Que descansem em paz. Amém.)
****
Acolha essa oportunidade de unir suas orações às nossas e fortalecer sua fé em momentos de reflexão e esperança.