O Reino de Cristo sobre o Universo
A solenidade de Jesus Cristo Rei do Universo, celebrada no domingo (24), é também conhecida como festa de Cristo Rei ou Domingo de Cristo Rei.
Embora a ideia de Jesus Cristo como Rei exista desde os Evangelhos, a festividade em si é relativamente recente no calendário católico romano.
Introduzida pelo Papa Pio XI em 1925 através da encíclica Quas Primas, a festa foi estabelecida em um contexto histórico marcado pela ascensão do nacionalismo secular após a Primeira Guerra Mundial.
O Papa buscava firmar a ideia de um rei “cujo reino não terá fim” ao final do ano jubilar de 1925.
A Primeira Paróquia Dedicada a Cristo Rei
A primeira paróquia dedicada a Nosso Senhor Cristo Rei foi erigida em 1926 em Cincinnati, Ohio, nos Estados Unidos.
Um relato da paróquia descreve a primeira missa, celebrada em 5 de dezembro de 1926, destacando os 225 fiéis que ali se reuniram.
Sem um espaço próprio e sem recursos, eles confiaram na Providência para celebrar suas liturgias em um ambiente simples.
A missa foi iluminada pelos faróis dos carros estacionados, uma vez que não havia eletricidade.
E o pároco, padre Edward J. Quinn, um ex-capelão da Primeira Guerra Mundial, utilizou seu traje de missa do exército.
A atual igreja, construída na década de 1950, foi projetada pelo arquiteto Edward J. Schulte, infelizmente incorporando um estilo moderno e brutalista.
Desafios no Culto a Cristo Rei
Apesar de a primeira paróquia dedicada a Cristo Rei ter sido nos EUA, alguns padres americanos enfrentaram desafios para comunicar a nova solenidade.
Desafios esses encontrados especialmente em um contexto de patriotismo protestante que desaprovava a ideia de realeza em favor da democracia.
A encíclica Quas Primas oferece uma explicação valiosa para os pregadores católicos, enfatizando que o reino de Cristo é espiritual e se relaciona com assuntos celestiais.
A obra destaca que a entrada nesse reino deve ocorrer através da penitência, fé e batismo, características que promovem uma regeneração interior e opõem-se ao reino de Satanás e às trevas.
Originalmente, a festa de Cristo Rei foi instituída para ser celebrada no último domingo de outubro, precedendo a solenidade de Todos os Santos.
Contudo, na reformulação do calendário litúrgico em 1970, sua observância foi transferida para o último domingo do Tempo Comum, que trata de acontecimentos do fim dos tempos, podendo ocorrer entre os dias 20 e 26 de novembro.
Neste domingo, celebramos não apenas a realeza de Cristo sobre nossas vidas, mas também a chamada à conversão e à vivência de valores que refletem seu Reino.
Fonte: ACI (adaptada)
E você, vai deixar que Cristo reine em sua vida?
Ofereça seu coração ao Sagrado Coração de Jesus para que ele venha a reinar em sua casa e sua vida, trazendo com Ele todas as bençãos e graças para esta vida e a próxima!
Cristo deve reinar em nós para que venha a reinar sobre todo o mundo!
Clique aqui e peça pela vinda do Reino de Cristo na Missa do Sagrado Coração de Jesus!
“Coração santo, Tu reinarás, Tu nosso encanto sempre serás”