A Real História de Nossa Senhora Aparecida!
Neste dia 12, a Igreja possui o prazer de celebrar o dia de Nossa Senhora Aparecida!
Pela manhã do dia 12 de outubro de 1717, três homens pescavam no Rio Paraíba do Sul, perto da cidade de Guaratinguetá.
Os três haviam sido escolhidos para pescar os peixes do banquete do governador da Capitania de São Paulo e Minas de Ouro e também conde Assumar, Pedro Miguel de Almeida Portugal. Este iria estar em Guaratinguetá em visita por conta de uma viagem até Vila Rica (Atual Ouro Preto – MG).
Os pescadores, João Alves, Filipe Pedroso e Domingos Garcia, não estavam conseguindo pescar nada. Certamente a falha em pescar os peixes traria punições.
Quando João Alves atirou sua rede, já quase desistindo, sentiu então um peso na rede: Era uma estátua de terracota, argila endurecida.
Parecia ser da Virgem Maria, mas estava sem cabeça. Jogando a rede novamente, João puxou algo redondo: era a cabeça da imagem.
Juntando ambas, percebeu que se eram da mesma imagem! E, então, os pescadores jogaram as redes novamente.
O peso era tamanho que mal conseguiam levantá-las. Peixes grandes, bons, encheram rapidamente as redes, dando seguramente a cota necessária para o banquete do governador.
No dia seguinte, os pescadores reuniram os dois pedaços da imagem, a limparam e tiraram as sujeiras do rio que estavam grudadas.
Culto Popular
A imagem então ficou na casinha de Filipe. A notícia correu rápido pelas cidades vizinhas e grandes grupos de pescadores foram para a casa de Filipe prestar homenagens à imagem e rezar o terço.
Ficou conhecida rapidamente como “Aparecida”, pois de fato apareceu de forma súbita, inusitada.
A fama da imagem então cresceu tanto que a casinha de Filipe não mais comportava tantos devotos: A Igreja e população local construíram um oratório.
Em 1737, a primeira capela ficou pronta. A fama de Aparecida continuava a crescer, com mais e mais pessoas indo até a região para visitar a imagem aparecida.
Expansão do Santuário
Quase 100 anos depois, após grande propagação da devoção e arrecadamento de fundos, foi iniciada a construção da Basílica Velha em 1834. Foi grandiosa para o padrão local, sendo terminada em 1888, quando finalmente recebeu a imagem.
Em 1904, São Pio X ordenou que a imagem, que já possuía um manto azul anil feito a mando da princesa Isabel, fosse coroada.
Em 1908 o título de Basílica menor para a igreja foi solicitado por Dom Duarte, atendido pelo papa São Pio X.
No ano de 1930, o papa Pio XI, por pedido do arcebispo do Rio de Janeiro, Sebastião Leme, proclamou Aparecida como Padroeira do Brasil.
O papa São João Paulo II então, em 1980, após o início das obras da nova catedral, logo ao lado, consagrou-a também como Basílica menor.
Duas Rosas de Ouro, uma importante premiação tradicional do Vaticano, foram dadas a Aparecida: uma foi dada pelo papa São Paulo VI ainda para a antiga basílica.
A nova basílica recebeu pois a Rosa de Ouro do papa Bento XVI, que também veio ao Brasil. O papa Francisco também, em suas visitas ao Brasil, visitou Aparecida.
Pedimos para Nossa Senhora Aparecida que reine sobre o Brasil: ó Generalíssima Aparecida, nossa Padroeira Maria, atendei nossos pedidos e salvai nosso país!
***
Coloque suas intenções na missa que será pois celebrada hoje: Missa de Súplicas para Nossa Senhora Aparecida!
2 respostas
Maezinha querida obrigado por tudo cobre minha familia com seu monto sagrado lelialdo gancalve da silva sontos Rhayanny sousa costa Evyanny sousa costa Rhanyevily sousa costa senhora clareia a mente da Rhanyevily para os estudos que passar na prova de portugues com a professora gislane gancalves da silva toque no coraçao dela apresento todos os meus netos cresca com sua protecao Evandina gratidao
Que nossa senhora Aparecida nos proteja hoje amanhã e sempre amém 🙏🙏