O Sagrado Coração e Sua Misericórdia
O Sagrado Coração de Jesus é muitas vezes descrito como fonte generosa de graças e conversões; isso, não é sem mérito.
O grande papa Pio XII salienta que é o próprio Jesus quem toma a iniciativa de nos apresentar ao Seu Coração como fonte de restauração e paz ao afirmar:
“Vinde a mim todos vós que estais cansados e oprimidos, e eu os aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para o vosso espírito. Pois o meu jugo é suave e o meu fardo é leve” (Mt. 11, 28-30).
Então, se o Coração de Jesus é manso e humilde, o nosso também deve ser. Vamos viver como Ele viveu, amar como Ele amou e basear nossa vida nos valores que Ele ensinou no Evangelho. No coração de Jesus, não cabe amargura, não cabe ódio. No Coração de Jesus não cabem mágoas, intrigas, discórdias e desavenças.
Posteriormente, na Última Ceia, João, o discípulo amado, fez a experiência do Sagrado Coração de Jesus ao reclinar-se sobre o peito do Senhor. Mais tarde o próprio discípulo João, diante da cruz, apresenta o Coração de Jesus transpassado pela lança do soldado, do qual jorrou Sangue e Água (Jo. 19, 34-37); sangue redentor e água que batiza.
Ali, pois, se cumpre a profecia de Zacarias:
“Olharão para aquele que transpassaram” (Zc. 12, 19)
e, então, começa a devoção inicial, prototípica, ao Sagrado Coração de Jesus…
A revelação do Sagrado Coração de Jesus
Durante a oitava da Festa de Corpus Christi, este Coração, pela humanidade muito esquecido, dá um sinal, em 1675. Foi quando Jesus faz para Margarida Maria Alacoque, a chamada Grande Revelação:
“Eis o Coração que tanto amou os homens, que nada poupou, até se esgotar e se consumir para lhes testemunhar seu amor. Como reconhecimento, não recebo da maior parte deles senão ingratidões, pelas suas irreverências, sacrilégios, e pela tibieza e desprezo que têm para comigo na Eucaristia.
Entretanto, o que Me é mais sensível é que há corações consagrados que agem assim. Por isto te peço que a primeira sexta-feira após a oitava do Santíssimo Sacramento seja dedicada a uma festa particular para honrar Meu Coração, comungando neste dia, e O reparando pelos insultos que recebeu durante o tempo em que foi exposto sobre os altares”.
“Prometo-te que Meu Coração se dilatará para derramar os influxos de Seu amor divino sobre aqueles que Lhe prestarem esta honra”.
Ademais, coloquemos nossas esperanças e confianças no Sagrado Coração de Jesus, que é fonte de misericórdia e cura.
Jesus Manso e humilde de Coração, fazei o nosso coração semelhante ao Vosso!
Que Deus abençoe.
Fonte: Padre Reginaldo Manzotti, 21/06/2022.
Quer ser o primeiro a receber as notificações do Sagrado Coração de Jesus?
Se inscreva gratuitamente abaixo para receber nossos conteúdos diretamente em sua caixa de e-mails!