Mártires do Sagrado Coração e da Revolução Francesa- Parte 1

Conheça os mártires do Sagrado Coração de Jesus e da Revolução Francesa!

Parte 1

 

16 carmelitas descalças de Compiègne – 1794

 

No dia 17 de julho de 1794, na França, já nos últimos dias do mandato do terror de Maximiliano Robespierre, os revolucionários franceses executaram 16 religiosas da ordem das Carmelitas Descalças (OCD)

De 1790 até 1792, a França havia proibido votos monásticos e ordenado o fechamento de mosteiros, abadias, eremitérios e demais casas de oração.

Mesmo sobre forte perseguição, várias religiosas continuaram a manter a vida monástica escondidas, pois não queriam renunciar a fé ou se submeter ao governo.

A polícia revolucionária francesa, em uma campanha de terror, vasculhou os apartamentos onde moravam e encontrou textos contendo “críticas à revolução”. Além de correspondências com Mulot de la Ménardière, um parente de uma das religiosas. Prenderam-nas provisoriamente e as acusaram de serem “fanáticas”, ademais levando-as ao tribunal, onde não receberam direito de defesa ou conselho legal.

A irmã Maria Henriqueta da Providência fingiu não saber o significado da palavra “fanática” e fez o juiz admitir que a perseguição era por elas serem religiosas. Acusaram Mulot de ser um padre não-leal ao estado francês, (mesmo que fosse leigo e casado). Usaram imagens do Sagrado Coração como “prova” do fanatismo das religiosas.

Após o julgamento-relâmpago e serem sentenciados à guilhotina, as religiosas e o Sr. Mulot foram transportados para a Place du Trône-Renversé “Praça do Trono Tombado”. Cantavam hinos e orações do momento que saíram da prisão até o momento da morte. Antes de morrerem, renovaram seus votos batismais e religiosos.

O papa Pio X beatificou as dezesseis carmelitas em 1906. Uma cerimônia especial para a Igreja pois foram as primeiras beatificações de mártires da Revolução Francesa.

As dezesseis religiosas, mártires do Sagrado Coração de Jesus

Madeleine-Claudine Ledoine Madre Teresa de Santo Agostinho Priora 41
Anne-Marie-Madeleine Thouret Irmã Carolina da Ressurreição Monja 78
Anne Petras Irmã Maria Henriqueta da Providência Monja 34
Marie-Geneviève Meunier Irmã Constança Noviça 29
Rose Chretien de la Neuville Irmã Júlia Luísa de Jesus Monja 53
Marie-Claude Cyprienne (ou Catherine Charlotte) Brard Irmã Eufrásia da Imaculada Conceição Monja 58
Marie-Anne (ou Antoinette) Brideau Madre São Luís Sub-priora 41
Marie-Anne Piedcourt Irmã de Jesus Crucificado Monja 79
Marie-Antoniette (ou Anne) Hanisset Irmã Teresa do Imaculado Coração de Maria Monja 54
Marie-Francoise Gabrielle de Croissy Madre Henriqueta de Jesus Antiga priora 49
Marie-Gabrielle Trezel Irmã Teresa de Santo Inácio Monja 51
Angelique Roussel Irmã Maria do Espírito Santo Irmã leiga 51
Julie (or Juliette) Verolot Irmã São Francisco Xavier Irmã leiga 30
Marie Dufour Irmã Santa Marta Irmã leiga 51
Catherine Soiron Terciária 52
Thérèse Soiron Terciária 46

 

newsletter Sagrado Coração de Jesus

 

Leia mais: A Assunção de Maria

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também gostará der ler...

Compartilhe:

Cadastre-se abaixo e receba orações, conselhos católicos e Mensagens de fé.
É GRÁTIS

Mais Postagens

contatos

Cadastre-se abaixo e receba orações, conselhos católicos e Mensagens de fé.
É GRÁTIS

CENTRAL DE MISSAS

Inclua seus pedidos
É Grátis!

0800 608 2126

Perguntas frequentes

As ações diabólicas estão ficando mais fortes do que antes. Ligue a TV. Ouça o rádio. Leia qualquer jornal. Você perceberá que cada vez mais o demônio age sem freio e o pode parar ele é a Medalha de São Bento. Por isso, queremos munir, inicialmente, 5 mil pessoas com este sacramental, mas queremos triplicar esse número. Sem falar que não recebemos ajuda de grandes empresas ou de pessoas famosas, mas sim de católicos de todo o BrasilAjude aqui.

Entendemos que esteja passando por um momento difícil, mas lembre-se que é nos momentos de dificuldade que nossas boas ações são ainda mais valiosas para Deus. Quanto mais você fizer para Ele, mais graças atrairá para sua vida. Ainda mais, por permitir que as pessoas do Brasil todo contem com uma proteção EFICAZ contra as forças do mal. Faça sua doação.

Isso é algo maravilhoso e é por essa razão que Deus lhe trouxe aqui, porque são poucas pessoas que se empenham em fazer o bem. São pessoas iguais a você que Nosso Senhor convoca quando quer resgatar seus filhos perdidos . Apoie aqui.

A doação única é voltada especificamente para a confecção e distribuição da Medalha de São Bento e, como retribuição, você contará com presentes de agradecimento, como missas. Já a doação mensal nos permitirá investir em outras ações de apostolado, impulsionar publicações na internet, e, como retribuição, você contará com missas semanais, orações diárias e muito mais. Garanta suas Medalhas de São Bento aqui.

Ao ajudar, mensalmente ou uma única vez, você será uma das primeiras pessoas que receberá a Medalha de São Bento.

Não precisa se preocupar. Nós contratamos um sistema de SITE SEGURO, exatamente como os bancos. Mas, caso prefira, você pode fazer ajudar via pix, que é ainda mais prático, também é seguro e sua ajuda chega integralmente para o apostolado, sem nenhum tipo de desconto. Faça sua doação segura aqui.

Atualize a página, lembre-se de aceitar os cookies da página. Em último caso, entre em contato conosco pelo e-mail: atendimento@aascj.org.br ou pelo whatsapp: (11) 96251-2000

Suas dúvidas foram sanadas? Se sim, clique aqui para ajudar nessa empreitada. Agora, se ainda tem alguma dúvida, contate-nos. Nosso e-mail: atendimento@aascj.org.br e Whatsapp (11) 96251-2000.

Que o Sagrado Coração de Jesus lhe abençoe!

Perguntas frequentes

Não. Graças aos devotos da Família do Sagrado Coração de Jesus que nos apoiam com este trabalho de apostolado. São essas pessoas que nos permitem difundir essa devoção e suas riquezas, como enviar essa estampa gratuitamente.

Só conseguimos enviar uma estampa por pessoa. Dependemos de recursos para qualquer ação e infelizmente o envio dos correios é caro. Se puder, você pode nos ajudar para que essa imagem seja enviada a mais famílias e assim, ganhar uma outra. Veja como.

Infelizmente não. O melhor meio é você preenchendo os seus dados aqui e assim conseguimos enviar sua imagem, já benta, por um sacerdote.

Atualize a página, lembre-se de aceitar os cookies da página. Em último caso, entre em contato pelo
e-mail: atendimento@aascj.org.br

Sanou as suas dúvidas? Se sim, clique aqui para pedir a sua imagem do Coração de Jesus. Agora, se ainda tem alguma dúvida, envie um e-mail para nós. Nosso e-mail: atendimento@aascj.org.br

Informe seus dados corretamente para que você receba a imagem do Coração de Jesus, em sua casa, pelos Correios.

[DoarEstampaSagrado2]