Lá abaixo vou tratar de uma das promessas do Sagrado Coração, extraordinária e surpreendente, é a 5ª das 12, essencial para cada um de nós.
Antes, apressemos o passo por rápida trilha até ela. Em suas orações, espero, diárias, para o Sagrado Coração, você roga proteção para si, para seus familiares (pai, mãe, filhos, marido, esposa, primos), amigos, pelos que padecem fome e sede, pelos que sofrem na alma, incompreendidos, isolados e abandonados.
Todos precisam de orações, mas de forma especial destaco aqui os que sofrem na alma, ignorados da imensa maioria. Pouca gente encontra um tempinho para consolá-los, mesmo que seja apenas pela prática da oração mental, cujos efeitos benéficos, entretanto, espalham-se mundo afora.
Tempinho, contudo, bendito que nos amealha méritos sem conta no coração de Deus; nada na vida é mais importante que isso.
Aliás, Santa Teresinha, padroeira das missões universais sem nunca ter saído de dentro de um convento e ter falecido aos 24 anos evidencia o valor da prece ardente.
Sendo assim, a oração fervorosa do devoto do Sagrado Coração de forma semelhante molda sua alma; arrasta-o naturalmente às obras de misericórdia, expressão sublime da caridade cristã, exposta com muita didática e unção no capítulo 25 do evangelho de são Mateus:
“Porque tive fome, e destes-me de comer; tive sede, e destes-me de beber; era estrangeiro, e hospedastes-me; estava nu, e vestistes-me; adoeci, e visitastes-me; estive na prisão, e foste me ver”, o fiel será premiado.
Ou terá o contrário:
“Porque tive fome, e não me destes de comer; tive sede, e não me destes de beber; sendo estrangeiro, não me recolhestes; estando nu, não me vestistes; e enfermo, e na prisão, não me visitastes”.
Sendo assim, tais admoestações têm relação próxima com as obras de misericórdia, 7 espirituais, 7 temporais.
- Espirituais: 1) Ensinar os ignorantes; 2) Dar bom conselho; 3) Corrigir os que erram; 4) Perdoar as injúrias; 5) Consolar os tristes; 6) Sofrer com paciência as fraquezas do nosso próximo e 7) Rezar a Deus por vivos e defuntos.
- As corporais: 1) Dar de comer a quem tem fome; 2) Dar de beber a quem tem sede; 3) Dar pousada aos peregrinos; 4) Vestir os nus; 5) Visitar os enfermos; 6) Visitar os presos; 7) Enterrar os mortos
Aliás, agora chegou a hora de tratar da chamada 5ª promessa, de alguma maneira escondida entre as Dozes Promessas.:
“Lançarei bênçãos abundantes sobre todos seus trabalhos e empreendimentos”.
A proteção prometida, ampla e copiosa, de forma surpreendente, abarca toda a atividade do(a) devoto(a). O Sagrado Coração protegerá todas suas atividades e empreendimentos.
Para tanto, esclarecerá a inteligência, fortalecerá o ânimo, velará pela saúde, fará temperante a sensibilidade. E se aplica indistintamente a todos fiel que a Ele se confia.
Caem dentro da promessa o estudante, a dona de casa, o empreendedor, o empregado, o viajante, o turista, a freira, todos ficam sob sua proteção em cada atividade e empreendimento, para que ele se desenvolva bem, segundo as vias da Providência e tenha êxito.
Por fim, discreta, escondida no meio da outras promessas, a 5ª promessa tem alcance enorme, cobre toda a vida da pessoa, da família, da sociedade e do Estado. Convém tê-la em vista, dela retirar tudo o que nos será útil para uma vida reta.
Leita também:
- As graças especiais do Sagrado Coração de Jesus
- O Coração de Jesus promete proteger sua família, filhos, netos e bisnetos
- Margarida Maria Alacoque, a santa modelo do Sagrado Coração