Com a proximidade da Quaresma, convido você a contemplar a profunda paixão de Jesus Cristo e a analisar quais ações podem renovar essa paixão.
Especialmente durante o Carnaval, precisamos nos lembrar que cada atitude tem um impacto significativo sobre o sacrifício redentor de Nosso Senhor.
Primeiramente, quando cometemos o pecado contrariamos os desejos amorosos de Jesus e invalidamos os frutos da Redenção.
Nesse sentido, São Paulo nos lembra que ao pecar, pisamos o Filho de Deus aos pés, desprezamos e profanamos seu sangue, renovando sua paixão e morte. Cada ato pecaminoso é como uma nova crucificação, uma nova ferida no Coração de Cristo.
É importante considerar a grande injúria que o pecado mortal causa à paixão de Jesus. Ao passo que Ele veio ao mundo para tirar o pecado, e quem peca frustra esse propósito redentor.
Se o pecado é acompanhado de escândalo, fechamos as portas do Céu para nós e para os outros, abrindo as do inferno.
Neste tempo de carnaval, os pecadores crucificam o Senhor milhares de vezes todos os dias, em tantos Calvários quantos são os antros do pecado.
Como Santa Margarida Alacoque nos lembra, o Sagrado Coração de Jesus se mostrou a ela todo ferido e coberto de sangue, pedindo compaixão pelos pecadores.
Assim como ela, podemos oferecer nossas dores e sacrifícios em união com Cristo, desagravando seu Sagrado Coração.
Como fazer isso? Podemos participar devotamente da Missa, receber a comunhão reparadora e incentivar os outros a fazerem o mesmo. Durante o dia, podemos repetir a oração “Meu Jesus, misericórdia”.
Enquanto outros se entregam aos prazeres mundanos, podemos passar o tempo com Jesus na Eucaristia ou em oração em casa, consolando-o pelas ofensas que recebe.
Saibamos que esses atos são muito agradáveis ao Coração Divino, especialmente quando os unimos aos méritos de Cristo e de toda a corte celestial.
Portanto, ao oferecermos o sangue, a paixão e a morte de Jesus, as dores de Maria Santíssima e de São José, contribuimos para a satisfação de nossos pecados, o alívio das almas do purgatório, as necessidades da Igreja e a conversão dos pecadores.
Que possamos, nesta época de reflexão, renovar nossa devoção ao Sagrado Coração de Jesus e encontrar Nele a fonte de misericórdia e redenção.
Meditações: Para todos os Dias e Festas do Ano: Tomo I – Santo Afonso
****
Aproveite esta meditação e se aproxime ainda mais do Nosso Senhor. Clique aqui ou na imagem abaixo e saiba como ter seu nome inscrito no Sagrado Coração de Jesus.