No dia de hoje, a Igreja comemora a festa da Apresentação do Senhor, conforme narrado no capítulo 2 do evangelho de Lucas. Celebrada quarenta dias após o Natal, a data também é conhecida como a “Festa do Encontro”.
A princípio, a Apresentação remonta ao século IV no Oriente e desde o ano 450. A celebração é marcada pelo encontro de Jesus com os sacerdotes do Templo, Simeão e Ana, simbolizando a união do povo de Deus.
Posteriormente, foi acrescentada a tradição da “bênção das velas”, nos lembrando que Jesus é a “Luz dos Gentios”.
Acontecimentos da Apresentação do Senhor
Segundo a antiga Lei de Moisés, o filho primogênito do sexo masculino era consagrado ao Senhor e destinado ao serviço do Templo.
A prática foi substituída pelos levitas, contudo, o resgate do primeiro filho com uma oferta em dinheiro permaneceu, como uma forma de sustentar o sacerdote.
Inspirado pelo Espírito Santo, Simeão reconheceu Jesus como o Messias, tal qual “a Luz dos Gentios”. Devemos nos colocar diante dessa Luz que ilumina nossas vidas, mesmo que o mundo muitas vezes não a reconheça.
As palavras de Simeão foram direcionadas à Virgem Maria. Assim, Ela guardou em seu coração as profecias sobre seu Filho, símbolo de esperança para o mundo.
A profecia de Jesus como Salvador dos Homens
Posteriormente, uma profetisa chamada Ana reconheceu a presença de Deus no Menino Jesus. Indo além das aparências, Ana revelou que Ele era o Salvador esperado.
Com o passar dos anos, apesar da idade avançada, Simeão e Ana mantiveram viva a esperança ao verem o Messias. E assim como eles, devemos ser jovens de coração, cheios de fé e confiança nas promessas de Deus.
Do mesmo modo que Simeão, Ana e a Virgem Maria, somos chamados a viver o Evangelho como sinal de contradição. Devemos olhar para Jesus como nossa luz e esperança, mesmo em meio às incertezas da vida.
Que a celebração da Apresentação do Senhor nos inspire a sermos portadores da Luz divina, em um mundo que muitas vezes caminha na escuridão.
Nesta ocasião especial, façamos uma reflexão sobre a alegria que envolveu Simeão ao estar diante do Senhor, Salvador do Mundo.
Portanto, esta é uma oportunidade para proclamar a presença de Jesus em nossas vidas, além de expressar nossa gratidão a Deus por essa dádiva inestimável!
Enfim, que cada um de nós possa abraçar a alegria da Apresentação do Senhor, reconhecendo a presença do Messias entre nós.
Informações: Vatican News (Festas Litúrgicas – Festa da Apresentação do Senhor).