Hoje, celebramos com fé a Festa Litúrgica de Santa Escolástica, irmã gêmea de São Bento de Núrsia e primeira monja beneditina. Nascida na Itália entre os anos 480 e 543, veio de uma família nobre e desde jovem escolheu seguir uma vida consagrada.
Seguindo a mesma regra de seu irmão, ela fundou e liderou um convento, em Plombariola, próximo ao Monte Cassino, na Itália. Além disso, há relatos de que ela pode ter vivido em uma ermida próxima, junto com algumas outras mulheres religiosas.
Uma história famosa sobre Santa Escolástica é que ela e seu irmão costumavam se encontrar uma vez por ano, pois ambos viviam sob a clausura de um mosteiro. São Bento era rigoroso no cumprimento das regras, contudo, na quaresma de 147, Deus demonstrou aos santos irmãos que preferia o amor ao rigor da observância.
Ao ser visitada por São Bento, Santa Escolástica pressentiu que não veria seu irmão novamente. Portanto, pediu que ele não partisse naquela noite, mas São Bento a repreendeu alegando que não transgrediria as regras do mosteiro. Então, ela rezou fervorosamente a Deus e, como resposta, uma violenta e prolongada tempestade impediu São Bento de voltar ao convento. Bento teve que ficar, mas culpou a irmã. Ao que ela lhe respondeu:
“Pedi a ti e tu não me ouviste; pedi ao Senhor e ele me ouviu”.
![](https://www.aascj.org.br/home/wp-content/uploads/2024/02/santa-escolastica-300x158.jpg)
Os dois santos passaram a noite falando sobre assuntos espirituais. Três dias depois, Santa Escolástica faleceu e São Bento teve uma visão da alma de sua irmã ascendendo ao céu na forma de uma pomba. Segundo registros da época, São Bento também teria alcançado a vida eterna cerca de 40 dias após o falecimento da irmã.
Até os dias de hoje, Santa Escolástica é reconhecida como padroeira das monjas, das crianças que sofrem convulsões e de cidades como Le Mans, na França, e Alcolea de Calatrava, na Espanha. Ela também é invocada frente às tempestades e chuvas.
Neste dia de Santa Escolástica, que a nobre religiosa nos inspire como um exemplo de fé e confiança em Deus em qualquer situação. A seguir, uma poderosa oração a Santa Escolástica.
Oração a Santa Escolástica
“Ó Deus, Pai de misericórdia, Santa Escolástica mostrou que nossa missão é servir, é carregar os fardos uns dos outros, é promover a harmonia e a paz entre todos os homens. Dá-nos compreender em profundidade esses teus desígnios, para que nos aproximemos de Ti, para que Te reconheçamos nos irmãos e para que Te louvemos e bendigamos sem cessar. Amém.”
“Santa Escolástica, rogai por nós.”
Fonte: ACI Digital / Cruz Terra Santa / Canção Nova.
2 respostas
Pedido de oração por minha saúde, fortes dores por fibromialgia, artrose e bursite. Tb resolver causas pendentes na justiça em meu favor e se ainda possível e merecedora da sua piedade sagrado coração de Jesus dacqual sou devota e consagrada peço por uma lar, casa digna para convívio com minha família e amigos. AMEM E ASSIM CREIO
Que Santa Escolástica interceda aos Nossos Amados Pai Celestial e Senhor Jesus Cristo que nos proteha das tempestades e calamidades.