“Ficai certos de que todos os instantes da vossa vida, o tempo que passardes diante do Divino Sacramento será o que vos dará mais força durante a vida, mais consolação na hora da morte e durante a eternidade”
(Santo Afonso Maria de Ligório)
O Santíssimo Sacramento é o “bom Deus”. É Jesus Cristo corporalmente presente em meio aos cristãos. Dá-se a ele também o nome de Eucaristia. Esta palavra vem do grego e significa “graça por excelência”.
O Santíssimo Sacramento estabelece a realidade da presença de Nosso Senhor na Eucaristia. De antemão, iremos expor algumas palavras da Santa Igreja Católica sobre este grande mistério.
Mas antes de tudo, devemos evitar mal-entendidos. A fé nos mostra que Nosso Senhor Jesus Cristo instituiu o sacramento da Eucaristia, na Quinta-feira Santa, algumas horas antes de sua dolorosa Paixão. Este santificado momento ocorreu no Cenáculo, na cidade de Jerusalém.
A origem do Santíssimo Sacramento
Jesus Cristo tomou o pão ázimo (feito apenas de farinha de trigo e água, sem fermento). Abençoou-o e, por sua onipotência, transformou-o na própria substância de seu corpo.
Do mesmo modo, tomou um cálice que encheu de vinho. Abençoou-o e consagrou-o na substância do Seu Sangue divino.
Portanto, a fé nos mostra que na hóstia consagrada o Corpo do Salvador é vivo. Está inteiro, unido ao Seu Sangue, à sua alma e à Sua divindade.
A Eucaristia é, pois, um Sacramento, um sinal exterior. O Sacramento da Eucaristia torna Nosso Divino Salvador presente entre nós, ainda que velado a nosso olhar.
Da mesma forma, dediquemos em nossas Visitas Eucarísticas, um pouco mais de tempo realizando as seguintes orações ou parte delas, fazendo assim uma agradável companhia a Nosso Senhor.
Oração a Jesus Sacramentado
Adoro-Vos do abismo do meu nada e agradeço-Vos todas as graças que me tendes feito, especialmente a de Vos terdes dado a mim neste Sacramento, a de me haverdes concedido por advogada Maria, vossa Mãe Santíssima, e finalmente, a de me haverdes chamado a visitar-Vos nesta igreja.
Saúdo hoje o vosso Coração amantíssimo e quero saudá-lo por três fins: primeiro, em agradecimento pelo grande dom de Vós mesmo; segundo, em reparação das injúrias que tendes recebido, neste Sacramento, de todos os vossos inimigos; terceiro, com a intenção de Vos adorar, por esta visita, em todos os lugares da Terra onde Vós, neste divino Sacramento, estais menos reverenciado e mais abandonado.
Meu Jesus, amo-Vos de todo o meu coração. Arrependendo- me de, no passado, ter ofendido tantas vezes a vossa bondade infinita. Proponho, com a vossa graça, não mais Vos ofender no futuro.
E nesta hora, embora miserável como sou, eu me consagro todo a Vós e Vos dou e entrego a minha vontade, os meus afetos, os meus desejos e tudo o que me pertence.
Daqui em diante fazei de mim, e de tudo o que é meu, o que Vos aprouver. Somente Vos peço e quero o vosso santo amor, a perseverança final e o perfeito cumprimento da vossa vontade.
Recomendo-Vos as almas do Purgatório, especialmente as mais devotas do Santíssimo Sacramento e da Santíssima Virgem Maria. Recomendo-Vos também todos os pobres pecadores.
Enfim, meu amado Salvador, uno todos os meus afetos aos afetos do vosso Coração amantíssimo e, assim unidos, eu os ofereço a vosso Eterno Pai, pedindo-Lhe, em Vosso nome e por vosso amor, que Se digne de os aceitar e atender. Assim seja.
Santo Afonso Maria de Ligório – Oração para antes da Visita ao Santíssimo Sacramento (Revista Arautos do Evangelho, Out/2009, n. 94, p. 40)
Oração de São Luiz Maria Grignon de Montfort
Ó Jesus, que viveis em Maria, vinde e vivei em Vossos servos com Vosso Espírito de santidade, plenitude de Vosso poder, realidade Vossas virtudes e perfeição de Vossos caminhos, na comunhão de Vossos mistérios e, para glória de Vosso Pai, dominai por Vosso Espírito todo o poder inimigo. Amém.
Fonte: “A Presença Real e os Milagres Eucarísticos” – Mons. de Ségur
2 respostas
Bendito alimento do alto do céu! Se doa em corpo e alma para mostar seu sacrifício a todos os homens, obrigado meu Senhor e meu Deus! Amém!
Amém! Que Deus seja louvado!