Meditação ao Sagrado Coração de Jesus para quarta-feira
Pode-se agora dizer aos cristãos o que outrora S. João Baptista, falando de Jesus, dizia aos Judeus: “Está entre vós quem vós não conheceis”
Com efeito, Jesus Cristo não é bastante conhecido, nem o seu amor suficientemente compreendido.
Sabe-se bem, verdade seja, que Ele é Deus, que morreu por nós na cruz, e que está presente na Eucaristia:
mas os cristãos não chegam a conhecê-lo como o menino conhece o seu carinho pai, como o amigo conhece o seu dedicado amigos. Numa palavra, os cristão não o conhecem com aquele conhecimento do coração, de que nasce a intimidade e a mais completa confiança.
Ora é a devoção ao Sagrado Coração que nos há-de dar a conhecer e fazer amar a Jesus, desvendado os mistérios da sua infinita misericórdia, e fazendo-nos compreender cada vez mais os sentimentos do seu amor para connosco.
“Se vós conhecêsseis o dom de Deus” dizia Nosso Senhor à Samaritana.
Ah, se compreendêssemos também o que Jesus nos deu, dando-nos o seu Coração, que amor e que confiança não sentiríamos nós!
Invocação para a meditação de hoje
“Ó preciosa chaga do lado de Jesus, fonte da nossa felicidade, atraído pela vossa ternura em vós restabeleço a minha morada, em vós deponho tudo o que possuo, e tudo quanto espero”
Prática
“Para honrar as virtudes adoráveis do Coração de Jesus, esforçai-vos com ardor por corrigir os vossos defeitos.”
Aspiração
“Ó Maria, alcançai-nos grande confiança no Sagrado Coração de Jesus”
Resolução
“Rezarei muitas vezes ao Coração agonizante de Jesus, pelos agonizantes de cada um. Um acto de contrição obtido por minhas orações pode abrir-lhes a morada celeste: e se chegar a salvar uma alma cada dia, que rica e bela colheita não terei para a bem-aventurança eterna!…
S. Boaventura, falando de Jesus, disse estas palavras consoladoras: ‘Falhar-lhe-ei ao Coração, dele obterei tudo o que desejar'”
Fonte: DOS SANTOS, Padre Januário. Em Louvor do Sagrado Coração de Jesus, 7ª edição.