Sexta-feira Santa: A Paixão de Jesus Cristo
.
Na Quinta-Feira Santa, Cristo havia instruído os Seus discípulos a se prepararem para a Última Ceia. Foi nesta noite que Ele ordenou os seus doze apóstolos a “fazerem isto em memória de mim”.
Após a Última Ceia, que foi a Primeira Missa, os apóstolos e Jesus se dirigiram pelo Vale do Cedron até o Horto das Oliveiras, onde o Cristo lhes pediu que orassem e vigiassem, enquanto Ele experimentava a Sua agonia (cf. Mt 26,30)..
Perto da meia-noite, Jesus foi traído por Judas. O Cristo foi preso e levado para a casa do sumo sacerdote (cf. Mt 26,47).
Sexta-Feira Santa
Durante toda a noite, Jesus fica trancado no calabouço da casa do sumo sacerdote. Pela manhã, Ele é levado até a presença de Pilatos, o governador romano, que repassa o caso para o rei Herodes..
Herodes o manda de volta para Pilatos, que, em algum momento no meio da manhã, cede à pressão das autoridades do templo e das multidões e condena Jesus à morte cruel por crucificação.
No final da manhã, Jesus é levado pelos soldados através da cidade até a colina do Gólgota. Ali, ao meio-dia, Ele é pregado à cruz e agoniza durante cerca de três horas..
Por volta das três da tarde, Jesus entrega o Espírito ao Pai e morre. Descido da cruz, é colocado apressadamente no sepulcro antes do anoitecer.
A Cruz, o Sangue e a Água.
A tarde de Sexta-feira Santa apresenta o drama imenso da morte de Cristo no Calvário. A cruz erguida sobre o mundo segue de pé como sinal de salvação e de esperança.
Com a Paixão de Jesus segundo o Evangelho de João contemplamos o mistério do Crucificado, com o coração do discípulo Amado, da Mãe, do soldado que lhe traspassou o lado.
O soldado que traspassou o lado de Cristo no lado do coração, não se deu conta que cumpria uma profecia, realizava um último, estupendo gesto litúrgico..
Do coração de Cristo brota sangue e água. O sangue da redenção, a água da salvação..
O sangue é sinal daquele maior amor, a vida entregue por nós, a água é sinal do Espírito, a própria vida de Jesus que agora, como em uma nova criação derrama sobre nós..
Este é um dia de oração, jejum e abstinência..
Sempre que possível, os cristãos são chamados a se abster do trabalho, de compromissos sociais e de entretenimento, a fim de se dedicarem à oração e à adoração em comunidade
Fonte: ACI
Santa Missa de Páscoa celebrada em 09/04
Você pode inscrever o seu nome e seus pedidos de oração na Missa mais importante do ano.
Acesse aqui o Livro da Missa de Páscoa para incluir suas súplicas!
Neste dia, devemos nos unir em oração para celebrar a ressurreição de Nosso Senhor, que deu a vida para nos salvar.
Portanto, não deixe de inscrever seu nome na Missa de Páscoa.