Conheça 3 histórias surpreendentes da vida de Santo Tomás de Aquino.
Santo Tomás de Aquino é um gigante teológico. As suas obras são imensas. O seu intelecto é incomparável. Era um filósofo profundo. Foi dos maiores intérprete bíblicos da Igreja.
Santo Alberto Magno, que foi seu mestre e o conhecia muito bem, dizia de seu discípulo:
“que era a flor e a honra do mundo, o homem mais sábio do seu tempo até o fim do mundo, sem temor de ser superado por ninguém, cujos escritos brilham sobre todos os demais por sua pureza e sua veracidade”.
No entanto, devemos lembrar que Santo Tomás de Aquino foi um homem de enorme santidade.
Santo Tomás era um frade dedicado a santificar o seu trabalho diário. Para vos dar uma visão da sua vida santa, vamos conhecer três episódios surpreendentes que se destacam a este respeito.
Primeiro Episódio: O cinto angélico
Como sabem, a família de Santo Tomás fechou-o na torre da família para o “dissuadir” de se tornar um frade dominicano. Eles queriam que ele se tornasse um Abade Beneditino.
Assim, deram entrada no seu quarto a uma prostituta e ele perseguiu-a com um tronco a arder (ver imagem ao lado). O que se passou a seguir é impressionante. Com o tronco queimado ele desenhou uma cruz na parede do quarto e ajoelhou-se em veneração. Imediatamente dois anjos da pureza apareceram e colocaram um cinto angélico à volta da sua cintura.
A partir deste dia ele nunca mais sofreu um pensamento ou ação de luxúria em toda a sua vida. Esta santa pureza é a chave para o enorme intelecto de Santo Tomás. O uso do cinto de Santo Tomás de Aquino. É um sacramental em que um sacerdote dominicano vos pode enrolar. É um sinal e uma oração pela santa pureza.
Segundo episódio: Conversas com os Santos Pedro e Paulo
Os comentários de Santo Tomás às Epístolas de São Paulo são talvez os melhores de todosos tempos.
Os seus comentários da Carta aos Romanos e Hebreus são do outro mundo. Poucos percebiam como é que Santo Tomás podia ter esta visão das Epístolas. O secretário de Santo Tomás, Frei Reginald, ouvia-o às vezes a conversar com homens na sua cela. Quem eram estes homens misteriosos? Isto foi contado ao prior que ordenou sob santa obediência que Santo Tomás revelasse a natureza destas conversas. Muito relutantemente, Santo Tomás revelou que São Pedro e São Paulo o visitavam na sua cela e explicavam-lhe o significado das suas palavras nas Epístolas! Não admira que Santo Tomás escrevesse comentários tão brilhantes! Ele estava a ser ensinado pelos próprios santos Apóstolos em relação ao seu significado.
Terceiro Episódio Preferido: A visão do dia de São Nicolau
Na festa de São Nicolau (6 de Dezembro) do ano antes de morrer, Santo Tomás teve uma visão enquanto celebrava o Santo Sacrifício da Missa. De seguida, contou a Frei Reginald que não ia continuar a escrever a sua Summa Theologiae, visto que tudo o que ele tinha escrito “parecia palha” comparado com o que tinha visto.
O que é que ele viu naquele dia? Ninguém sabe.No entanto este episódio revela que Santo Tomás era um grande místico. Não se deixava levar pelo orgulho intelectual. Tinha um amor enorme e apaixonado por Cristo. Este tornava-se real no contexto da Sagrada Eucaristia. Estes são apenas três dos muitos grandes episódios da vida de Santo Tomás de Aquino.
Fonte: Senza Pagare
****
Receba conteúdos diários sobre a devoção ao Sagrado Coração de Jesus
Acesse aqui e faça sua inscrição em nossa Newsletter ou clique na imagem abaixo: