Você conhece as preciosas tradições natalinas?

Você conhece as preciosas tradições natalinas?

São Nicolau na escola de Linéville, na Alsácia (França)

Desde a primeira noite de Natal, o Nascimento de Jesus abre clareiras de luz e alegria, mesmo nas trevas e nas tristezas.

Enquanto em Belém raiava a salvação, o imperador Augusto amargava o fracasso de sua política. Em palácio, noite adentro, as orgias prosseguiam e os falsos teólogos jogavam as sortes em práticas ocultistas.

Não sabiam que num estábulo da Judéia, naquele mesmo momento, a sociedade do futuro se decidia.

Ali as mãos virginais de Maria davam ao mundo o Messias, que o redimiria com seu Sangue, o reorganizaria com o Evangelho e o inundaria de gáudios com sua Graça.

Um presente impregnado de caridade

Um exemplo, bem nos primórdios do Cristianismo, foi o de São Nicolau (270–343) de Bari, Itália, bispo de Myra (hoje na Turquia), cuja festa é celebrada em 6 de dezembro.

Um nobre arruinado de sua diocese, pai de três moças solteiras, não podia pagar o dote para casá-las.

Numa noite o santo bispo viu as meias das moças secando na lareira, e colocou uma sacolinha em cada uma delas, com moedas equivalentes ao dote.

São Nicolau dá o dote às três jovens pobres – Fra Angélico (1395 –1455). Pinacoteca Vaticana.

Ninguém poderia imaginar, na época, que o exemplo transmitido com essa caridade impregnaria os costumes do mundo durante milênios.

A imaginação e a fé atribuíram a São Nicolau uma realidade que não se limita a ter ele subido ao Céu.

Do norte da Europa e da América, uma torrente de cartas infantis saúda São Nicolau e lhe implora presentes.

Na Alemanha, os Correios encaminham todo ano aproximadamente 500 mil cartas para a agência de Engelskirchen (Igreja do Anjo), na Renânia do Norte-Vestfália.

Outra agência, na Finlândia, recebe mais de 500 mil com saudações e pedidos.

A mente infantil está certa de que ele vive nesta Terra, lê essas cartas e faz suas listas, aguardando o período natalino para distribuir os presentes. Mas onde ele se encontra? Por que só aparece nesse período?

Na Escandinávia, os dias do Advento são curtos e escuros. Moças vestidas de branco, com uma coroa de velas, levam bolos para os pobres e carvão para os que passam frio. Na Noruega, Suécia e Finlândia, meninas assim coroadas fazem procissões lembrando a Luz de Cristo que ilumina as trevas.

A tradição forjou a imagem de um simples piedoso num local inacessível — lá longe, no gélido Ártico!

Revestido de suas insígnias episcopais, agasalhado com peles, nesse eremitério ele lê todas as cartas junto à lareira de uma cabana, num bosque coberto pelas neves.

Lá ele prepara seu trenó e alimenta as renas, que o conduzirão por vários países.

De onde saíram esse trenó e essas renas, que nunca houve em Myra nem em Bari? Foram criadas por Clement Clarke Moore, num poema escrito em 1823 — “Uma visita de São Nicolau.

Para a inocente alma infantil, tudo ficou explicado: São Nicolau era conduzido em seu trenó, puxado por quatro casais de renas, cada uma nomeada pelas suas qualidades;

Ao invés de um santo, uma contrafação comercial

O Papai Noel não passa de uma contrafação comercial. O primeiro Papai Noel que se fez ver no Brasil foi numa ceia de Natal em São Luís do Maranhão, por volta de 1890.

Entrou pela janela com o saco de presentes, mas os homens puxaram trabucos e revólveres.

São Nicolau e o “Père Fouettard”, em Mulhouse, Alsácia.

Só não o mataram porque Da. Maria Bárbara de Andrade, filha do poeta Joaquim de Sousa Andrade, se interpôs e gritou: “Não o matem! É o Papai Noel! Eu o contratei!”.

Mas deixemos de lado essa contrafação grotesca, e vejamos como São Nicolau é recebido em alguns países.

Na Alsácia, fronteira da França com a Alemanha, São Nicolau é um personagem oficial. As escolas do Estado preparam os alunos, ensinando-lhes canções com as quais pedem sua vinda.

Quando ele chega com seu cortejo, convida cada criança a prestar contas, a fim de lhe dar o presente.

Atrás dele vem um personagem sinistro: é o Padre Látego — encapuzado, de barba e cabelos desgrenhados, rosto escuro e olhar sombrio.

Ele faz ressoar no ar um chicote, ameaçando as crianças desobedientes, e promete que levará num grande saco os meninos que não fazem suas orações.

O ‘pudding’ inglês não pode faltar no Palácio real de Buckingham. O ‘pudding’ não é de origem inglesa, mas foi levado ao país pelos soldados romanos. Assim provavelmente se fazia nos tempos de Jesus em Belém.

As crianças vaiam esse personagem e lhe jogam bolinhas de papel.

Jules Hoches o pintou como “um enviado do Diabo, que ameaça levar crianças por não cumprirem as promessas”. 

Em Wissembourg, monta um cavalo negro e peludo, escoltado por cavalos apocalípticos, que com o ruído de tambores aterrorizam a população.

Lutero, pai do protestantismo, detestava os santos e não queria a festa de São Nicolau.

Acabou sendo ele o Padre Látego dos maus cristãos!

A Contra-reforma católica aprovou a figura para inculcar nas crianças o senso do prêmio e do castigo.

Uma decadência, como tantas outras

Vinte séculos depois da divina Natividade, o mesmo mundo comemora de vários modos o Natal, mas o que se nota é uma contínua decadência de esplendor e religiosidade.

A Terra afunda nas trevas, num caos que nem nos tempos de Augusto foi tão abrangente.

Mas, como os pastores que adoraram o Menino Deus no presépio, hoje os homens de boa vontade podem procurar a salvação pelas mãos puríssimas da Santa Mãe de Deus.

Só por meio d’Ela será restaurado o reinado social de Jesus Cristo, quando as celebrações de Natal serão incomparavelmente mais belas.

Fonte: Abim

****

Receba conteúdos diários sobre a devoção ao Sagrado Coração de Jesus 

Acesse aqui e faça sua inscrição em nossa Newsletter ou clique na imagem abaixo:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também gostará der ler...

Compartilhe:

Cadastre-se abaixo e receba orações, conselhos católicos e Mensagens de fé.
É GRÁTIS

Mais Postagens

contatos

Cadastre-se abaixo e receba orações, conselhos católicos e Mensagens de fé.
É GRÁTIS

CENTRAL DE MISSAS

Inclua seus pedidos
É Grátis!

0800 608 2126

Perguntas frequentes

As ações diabólicas estão ficando mais fortes do que antes. Ligue a TV. Ouça o rádio. Leia qualquer jornal. Você perceberá que cada vez mais o demônio age sem freio e o pode parar ele é a Medalha de São Bento. Por isso, queremos munir, inicialmente, 5 mil pessoas com este sacramental, mas queremos triplicar esse número. Sem falar que não recebemos ajuda de grandes empresas ou de pessoas famosas, mas sim de católicos de todo o BrasilAjude aqui.

Entendemos que esteja passando por um momento difícil, mas lembre-se que é nos momentos de dificuldade que nossas boas ações são ainda mais valiosas para Deus. Quanto mais você fizer para Ele, mais graças atrairá para sua vida. Ainda mais, por permitir que as pessoas do Brasil todo contem com uma proteção EFICAZ contra as forças do mal. Faça sua doação.

Isso é algo maravilhoso e é por essa razão que Deus lhe trouxe aqui, porque são poucas pessoas que se empenham em fazer o bem. São pessoas iguais a você que Nosso Senhor convoca quando quer resgatar seus filhos perdidos . Apoie aqui.

A doação única é voltada especificamente para a confecção e distribuição da Medalha de São Bento e, como retribuição, você contará com presentes de agradecimento, como missas. Já a doação mensal nos permitirá investir em outras ações de apostolado, impulsionar publicações na internet, e, como retribuição, você contará com missas semanais, orações diárias e muito mais. Garanta suas Medalhas de São Bento aqui.

Ao ajudar, mensalmente ou uma única vez, você será uma das primeiras pessoas que receberá a Medalha de São Bento.

Não precisa se preocupar. Nós contratamos um sistema de SITE SEGURO, exatamente como os bancos. Mas, caso prefira, você pode fazer ajudar via pix, que é ainda mais prático, também é seguro e sua ajuda chega integralmente para o apostolado, sem nenhum tipo de desconto. Faça sua doação segura aqui.

Atualize a página, lembre-se de aceitar os cookies da página. Em último caso, entre em contato conosco pelo e-mail: atendimento@aascj.org.br ou pelo whatsapp: (11) 96251-2000

Suas dúvidas foram sanadas? Se sim, clique aqui para ajudar nessa empreitada. Agora, se ainda tem alguma dúvida, contate-nos. Nosso e-mail: atendimento@aascj.org.br e Whatsapp (11) 96251-2000.

Que o Sagrado Coração de Jesus lhe abençoe!

Perguntas frequentes

Não. Graças aos devotos da Família do Sagrado Coração de Jesus que nos apoiam com este trabalho de apostolado. São essas pessoas que nos permitem difundir essa devoção e suas riquezas, como enviar essa estampa gratuitamente.

Só conseguimos enviar uma estampa por pessoa. Dependemos de recursos para qualquer ação e infelizmente o envio dos correios é caro. Se puder, você pode nos ajudar para que essa imagem seja enviada a mais famílias e assim, ganhar uma outra. Veja como.

Infelizmente não. O melhor meio é você preenchendo os seus dados aqui e assim conseguimos enviar sua imagem, já benta, por um sacerdote.

Atualize a página, lembre-se de aceitar os cookies da página. Em último caso, entre em contato pelo
e-mail: atendimento@aascj.org.br

Sanou as suas dúvidas? Se sim, clique aqui para pedir a sua imagem do Coração de Jesus. Agora, se ainda tem alguma dúvida, envie um e-mail para nós. Nosso e-mail: atendimento@aascj.org.br

Informe seus dados corretamente para que você receba a imagem do Coração de Jesus, em sua casa, pelos Correios.

[DoarEstampaSagrado2]