Você sabe o significado do Reinado Social do Sagrado Coração de Jesus? Entenda.
A idéia da reconquista, não apenas das almas, mas da sociedade inteira para Cristo, sempre esteve presente na devoção ao Sagrado Coração.
Daí a expressão corrente de Reinado Social do Coração de Jesus, para significar seu domínio sobre os grupos sociais, desde a família, sua célula inicial, até o maior deles, o Estado.
Nesse sentido, é uma complementação de seu reinado no interior das consciências.
Portanto, o Reinado Social do Coração de Jesus é de fundamental importância para a salvação das almas. Porém seu caminho não é fácil.
Lembra o Papa Pio XII, na primeira encíclica de seu pontificado, que este reino esta continuamente ameaçado pelo “nefasto esforço” daqueles que pretendem lançar Cristo para fora da sociedade humana.
O reinado social do Coração de Jesus não virá principalmente de atos públicos e oficiais. Só existirá se antes Ele reinar nas almas.
O reinado do Sagrado Coração de Jesus sobre as almas consiste na prática dos Mandamentos e na obediência às leis da Igreja.
Sendo o reinado sobre as almas o mais importante, é também o fundamento sobre o qual descansa o único e legítimo reinado social de Cristo.
Se Nosso Senhor não reinar nos corações, seu império na família, nas várias organizações e grupos sociais, e até no Estado, será vazio.
E se Ele tiver efetivamente o governo das almas, de uma forma ou de outra acabará reinando na sociedade.
As pessoas irão conformar seus gostos, suas recusas, sua efetividade, assim como atividades e instituições, a esse amor interno que aspira a conformar todas as coisas a Si.
A grande obra do Divino Coração é mudar o interior dos seus devotos.
De outro lado, a sociedade existe para o homrm e não o homem para a sociedade.
As sociedades são passageiras, ainda que, por disposição divina, necessárias ao homem, para lhe tornar possível a obtenção de seus fins temporais e eternos.
O próprio reinado social de Nosso Senhor Jesus Cristo, tem o objetivo pessoal de facilitar ao homem a obtenção de seu destino eterno e bem-aventurado.
Assim, o Reinado Social de Cristo é um dever de justiça, que decorre da virtude da religião. Sendo Deus e Criador, o Salvador tem o direito a receber de suas criaturas essa homenagem.
Fonte: O estandarte da vitória, Péricles Capanema
****
Quer se aproximar mais da devoção ao Coração de Jesus?
Clique aqui e faça parte da nossa comunidade no Telegram.
Ao cadastrar-se na nossa comunidade, o seu nome será lembrado na próxima Santa Missa que vamos mandar celebrar.