Santa Margarida Maria Alacoque: a luta suprema entre Deus e o mundo! Conheça.
Jesus e o mundo disputavam o coração de Margarida, entretanto aproximava-se a hora em que ia travar a luta suprema entre o mundo e Deus, a mais terrível de quantas que experimentou a santa.
Seus irmãos mais velhos morreram, ainda na flor da idade, quando davam de si as mais belas esperanças.
Para Margarida foi esta uma admoestação a mostrar-lhe que são transitórias as coisas da terra e como murcham depressa as flores do mundo.
Sua família reduziu-se a mãe e dois irmãos e ela era a única sem nenhuma colocação.
Deveria ela abraçar o estado religioso, ou, segundo o desejo da família, unir-se em matrimônio?
A mãe redobrava as lágrimas para comover a filha; os irmãos a pressionavam e ofereciam meios para ela alcançar um caminho a uma posição honrosa.
O assalto foi tão violento que ela esteve perto de sucumbir e abandonar o Esposo Divino, preferindo-lhe um terreno.
A santa declarou relembrando este período:
“Eu já não podia resistir, às perseguições que me faziam os meus parentes, nem às lágrimas de uma mãe que ternamente me amava”.
E o demônio dizia a ela:
“Pobre desgraçada, que pensas tu fazer, tornando-te religiosa? Serás o ridículo de toda a vila, porque não perseverarás e qual não será a tua confusão, se abandonares depois o hábito de monja e saíres do convento?”
Abalada por estas sugestões do espírito da mentira, Margarida começava a ir ao encontro do desejo de sua mãe.
Enquanto se sentia atormentada por aquela dúvida angustiosa, veio Jesus em seu auxílio e disse:
“Previno-te, que, se deres a preferência a outro, eu te abandonarei; mas, se fores fiel, eu estarei sempre ao teu lado e te farei triunfar de todos os teus inimigos. Perdoo-te a ignorância, porque ainda não me conheces”.
Estas palavras que revelam a majestade, a ternura, e, ao mesmo tempo, a indignação do amor desprezado, abalaram profundamente o coração de Margarida e o conquistaram todo inteiro.
O divino Amor triunfou sobre o amor humano, depois de uma encarniçada luta de muitos anos. Entoai, anjos e santos o hino da vitória!
Assim, Margarida levantava-se do relaxamento em que jazia e recomeçava agora galgar a mais sublime e elevada perfeição evangélica.
Fonte: Santa Margarida Maria Alacoque, Pe. André Beltrami.
****
Quer ter seu nome em uma poderosa corrente de orações?
Clique aqui ou na imagem abaixo, e coloque suas intenções e de seus familiares, para que religiosos e sacerdotes rezem por vocês, durante nove dias!