Conheça a oração de Santa Bernadette a Jesus desolado e refúgio das almas desoladas.
Santa Bernadette entrou no convento de Nevers onde, com intencionalidade das superioras, o trato dado a ela foi o seguinte:
Entenderam que se se conhecesse lá que Santa Bernadette era a moça ou era a mocinha das aparições, ela seria o objeto da veneração e do entusiasmo de todas as pessoas no convento.
E ela ao invés de ter dentro do convento a vida sacrificada e dura que deve ser própria a quem segue a vocação religiosa, ela teria uma vida de bonequinha. Ela seria a bonequinha das outras freiras.
Então resolveram ocultar que ela fosse Bernadette Soubirous. A entrada dela para o convento foi completamente ignorada.
A vidente que tinha sido um glorioso e santo instrumento para que esse plano de Nossa Senhora se realizasse, saiu da cena e afundou exatamente no isolamento.
Parece que revestido do hábito religioso ela manifestou ter uma estatura menor do que com o hábito de camponesa. Era muito pequenininha.
E aquela louçania, aquele vigor que ela tinha antes de entrar para o convento foi perdendo no seu ímpeto em vista de numerosas doenças que sucessivamente a afligiram.
Ela, portanto, foi implodindo. Ela, em vez de desabrochar, foi mirrando, murchando, e no convento a tinham em conta de nada e de ninguém.
Daí o fato de que ela, que parece que não tinha contato com a família também, é a impressão pelo menos que se tem através dessa oração, ela foi se sentido terrivelmente abandonada. Esse abandono era um abandono dos que a circundavam.
Os senhores podem imaginar o estraçalhamento que uma coisa dessas pode produzir.
Aí os senhores compreenderão alguma coisa deste misterioso sentimento de abandono de que fala Santa Bernadette Soubirous.
Abandono pelos mais íntimos, abandono pelos mais queridos.
Abandono não só porque eles tenham abandonado, mas porque Nossa Senhora a chamou para separar-se dos seus.
Então, um abandono assim, mas também – quantas vezes isso acontece na vida religiosa – abandono dos irmãos, no caso dela das irmãs, abandono da superiora. Por quê?
Porque não se entendem, porque não se compreendem, porque têm que se suportar uns aos outros, mas a coisa é muito penosa.
Portanto, reze conosco está oração, composta por Santa Bernadette, em um dos momentos mais difíceis de sua vida. Rezemos por todos aqueles que passam por está mesma situação, especialmente os religiosos.
Oração de Santa Bernadette a Jesus desolado e refúgio das almas desoladas
Ó Jesus, desolado e ao mesmo tempo refúgio das almas desoladas, Vosso amor ensina-me que é de Vossos abandonos que devo haurir toda a força de que necessito para suportar os meus.
Estou persuadida de que o abandono mais temível em que eu possa cair seria não participar do Vosso.
Mas como Vós me destes a vida com a Vossa morte, e me livrastes, por Vossos sofrimentos, daqueles que me eram devidos, também merecestes, pelo Vosso desamparo, que o Pai celeste não me desamparasse, e que nunca estivesse mais próximo de mim, por sua misericórdia, do que quando estou mais unida a Vós na desolação.
“Coração de Jesus fonte de toda a consolação, a Vós eu digo: não me tireis a minha desolação, mas dai-me forças para suportá-la”
****
Receba conteúdos diários sobre a devoção ao Sagrado Coração de Jesus
Acesse aqui e faça sua inscrição em nossa Newsletter ou clique na imagem abaixo: