Você sabe quem foi o primeiro devoto do Sagrado Coração de Jesus?
A devoção ao Sagrado Coração de Jesus não é uma devoção nova. Portanto, sempre existiu na Igreja, embora com traços peculiares de cada época.
São João Evangelista, o Apóstolo bem amado, ocupa um lugar especial em sua história.
Dessa forma, a piedade católica costuma considerá-lo o primeiro devoto do Sagrado Coração de Jesus, e, por isso, patrono desta devoção.
São João Evangelista ao reclinar a cabeça sobre o peito adorável do Salvador, durante a Ceia da Quinta-Feira Santa, foi ele quem, pela primeira vez, ouviu as pulsações do Coração Divino.
Na vida de Santa Gertrudes, a Grande (1256-302), narra-se um diálogo entre esta santa e o Apóstolo preferido de Nosso Senhor, durante uma visão em que São João Evangelista lhe apareceu. A Santa perguntou:
–Bem amado do Senhor, estas pulsações harmoniosas, que encantam minha alma, alegraram também a vossa, quando durante a Santa Ceia repousaste no peito do Salvador?
-Sim, ouvi-as, e sua suavidade penetrou até o mais íntimo de minha alma.
–Por que, então, no vosso Evangelho deixastes ocultado os segredos amorosos do Coração de Jesus?
–Meu ministério nos primeiro séculos da Igreja limitar-se a dizer sobre o Verbo encarnado, as quais a inteligência humana pudesse meditar continuamente.
São João Evangelista, acrescenta: – Mas nos últimos tempos estava reservada a graça de ouvir a voz eloquente das pulsações do Coração de Jesus. A esta voz, o mundo envelhecido rejuvenescerá.
Logo, a confiança ilimitada, o abandono filial, a familiaridade do Apóstolo com Nosso Senhor, estão expressos nesse gesto de reclinar-se sobre o peito de Jesus.
Assim, São João sondava as intenções do Divino Mestre e ficava mais perto d’Ele para testemunhar sua adesão e seu amor.
Ali recebeu graças que lhe permitiram ser a Águia entre os Apóstolos, aquela que voaria mais alto, e deixaria à Igreja as verdades mais elevadas.
A águia simboliza a profundidade do olhar teológico de seus escritos. A imagem da águia foi atribuída a São João porque a águia é a ave que voa mais alto entre todas as aves, portanto é a que tem a melhor visão.
Logo, a altura do voo da águia simboliza a profundidade dos escritos de São João Evangelista. Seus escritos penetram no mistério e revelam os significados maravilhosos e profundos das palavras, ações e vida de Nosso Senhor Jesus Cristo.
Dessa forma, aquele “que Jesus amava” teve ainda o privilégio incomparável de ficar como filho e protetor de Nossa Senhora.
Fonte: O estandarte da vitória, Péricles Capanema
****
Receba conteúdos diários sobre a devoção ao Sagrado Coração de Jesus
Acesse aqui e faça sua inscrição em nossa Newsletter ou clique na imagem abaixo:
Uma resposta
Jesus eu confio em vós