“Que o Sagrado Coração de Jesus transforme sempre mais o teu coração até torná- lo perfeito e digno dEle.”
Santo Padre Pio de Pietrelcina
O Sagrado Coração de Jesus
Os Santos Padres recomendam que a humanidade intensifique o culto que presta ao Sagrado Coração de Jesus.
Assim, o homem será regenerado pela graça de Deus e compreenderá que Ele deve ser o centro de seus afetos.
Dessa forma, o Amor Divino poderá reinar novamente no mundo aquela tranquilidade de ordem, que tão distante está.
Sendo assim, todos se comovem com os extremos da crueldade que o homem pode chegar.
Essa maldade transparece a cada passo, nos grandes e nos pequenos incidentes da vida de todo o dia. Ou seja, é através da extraordinária dureza e frieza de coração com que a generalidade das pessoas trata seus semelhantes:
.
− O amor das mães pelos filhos está decaindo;
− os maridos que atiram à desgraça um lar inteiro, com o único intuito de satisfazer seus próprios instintos e paixões;
− os filhos que, indiferentes à miséria ou ao abandono moral em que deixam seus pais, voltam todas as suas vistas para a fruição dos prazeres desta vida;
− Os profissionais que se enriquecem às custas do próximo, mostram muitas vezes uma crueldade fria e calculada, que causa muito mais horror do que a guerra que pode arrastar os combatentes.
.
Quem diz crueldade diz egoísmo.
O homem só prejudica seu próximo por egoísmo, por desejar beneficiar-se de vantagens a que não tem direito. Assim, pois, o único meio de arrancar a crueldade pela raiz, é dar fim ao egoísmo.
Portanto, a teologia ensina que o homem será capaz da verdadeira e completa abnegação de si, quando o seu amor ao próximo é baseado no Amor de Deus.
Fora de Deus não há, para os afetos humanos, estabilidade nem plenitude. Ou o homem ama a Deus a ponto de se esquecer de si mesmo, e neste caso ele saberá realmente amar o próximo; ou o homem se ama a ponto de se esquecer de Deus, e, neste caso, o egoísmo tende a dominá-lo completamente.
Aumentando nos homens o verdadeiro amor de Deus, mas entenderão a compressão dos seus deveres com o próximo.
Combater o egoísmo é tarefa que implica necessariamente em “dilatar os espaços do amor de Deus”, segundo Santo Agostinho.
Ora, a festa do Sagrado Coração de Jesus é, por excelência, a festa do amor de Deus.
Nela, podemos sentir o Coração de Jesus a arder de amor, por exemplo os espinhos com que O circundam por nossas ofensas.
Inegavelmente amemos Amar o Sagrado Coração de Jesus!
Esforcemo-nos por que essa devoção triunfe autenticamente em todos os lares, em todos os ambientes e, sobretudo, em todos os corações.
Ou seja, somente assim conseguiremos reformar o homem contemporâneo. Por Maria é que se vai a Jesus.
Então, como não dizer uma palavra de comoção filial ante esse Coração Imaculado que compreendeu e amou o Divino Redentor?
Que Nossa Senhora nos obtenha algumas faíscas daquela imensa devoção que tinha ao Sagrado Coração de Jesus. Que Ela consiga atear em nós um pouco daquele incêndio de amor com que Ela ardeu tão intensamente, são nossos pedidos.