.
Quaresma: Os Benefícios da Confissão – Parte 1
.
II – As doçuras da Confissão
.
A confissão é sobretudo um remédio, mas todo remédio é amargo. Deus, que é Pai, dulcifica a amargura do remédio, passando um pouco de mel na beira do cálice que Ele nos apresenta… e chega até a misturar o mel com o próprio remédio.
.
De que coisa precisa o pecador arrependido? De três coisas: consolação, luz e perdão.
.
Oh! Quanto nós precisamos de consolação! Há horas tristes na vida… há amigos falsos e inconstantes… há traições… Há Pilatos e Judas em grande número. Daí os desesperos… os suicídios!
.
O pecado é um abcesso cheio de pus, que faz sofrer horrivelmente. A confissão é como uma lanceta (abertura) que abre o apostema. O sacerdote é um amigo fiel… um consolador incomparável.
.
Nós precisamos também de luz! Jesus Cristo nos trouxe um duplo luzeiro: um luzeiro geral e um particular. O primeiro indica o caminho. O segundo mostra as pedras e os espinhos do caminho. O primeiro é a pregação e o segundo é a confissão.
.
Precisamos de luz, para ver nossas fraquezas. A pregação nos faz olhar para o céu. A confissão nos faz olhar para nós. A pregação nos mostra o ideal. A confissão mostra como devemos abraçá-lo. A primeira, é a luz da inteligência. A segunda é a luz do coração.
.
Precisamos ainda de perdão.
.
A sociedade castiga, não perdoa. A sociedade avilta e, cumprido o castigo, não reabilita… mas deixa a vítima entregue à sua miséria. Um assassino, por exemplo, pode chegar a todas as honras… mas o povo, ao vê-lo cercado de glória, murmura sempre: é um assassino! E seus filhos, embora inocentes, são filhos de um assassino.
.
Só Deus perdoa, reabilita, apaga tudo: esta é a obra prima da confissão. A confissão fere, humilha, mas reabilita e consola. O pecador, uma vez perdoado, está regenerado: é de novo filho de Deus, como se nunca houvesse pecado. Isto prova a divindade da confissão.
.
Fonte: “Comentário Dogmático do Evangelho Dominical” – Pe. Júlio Maria De Lombaerde
.
O demônio fará de tudo para você se afastar de Deus!
.
Peça a intercessão do Santo que coloca o Maligno para correr:
SÃO BENTO!
.
.
.
Uma resposta
São Bento livrai nos fé todos os maus. Amém 🙏.