.
Texto de Tod Worner
.
Fazer melhor requer vigilância.
.
Quantas vezes, quando somos acusados de agir errado ou de omitir algo importante, respondemos com desculpas como “Eu não sabia”, ou “Eu não estava ciente”, ou “Eu não pensava que…”? O desafio moral passou batido porque a nossa consciência não estava acionada; estávamos dormindo…
.
Ao criarmos um miasma de fogos de artifício sensoriais, nós efetivamente bloqueamos tudo para além do que é sensato: toda percepção espiritual, toda atenção à interioridade. A nossa consciência fica amortecida pela sobrecarga sensorial e, nós, pouco conscientes das possibilidades abertas para criarmos um mundo melhor…
.
A voz da consciência e as palavras do Evangelho são apenas um som suave e delicado no meio do nosso universo barulhento…
.
A imaginação vivaz desperta as emoções e nos impede de alcançar o nível de tranquilidade interior que nos permitiria atender aos avisos da consciência e aos sussurros do Espírito Santo.
.
O resultado é que estamos tão despertos no nível sensorial que não há espaço para o despertar mais interior.
.
A maioria de nós não consegue ouvir outra voz quando está ao mesmo tempo vendo televisão, enviando mensagens, olhando o celular e, internamente, se preocupando com algum pesar imaginado.
.
Da mesma forma, não podemos ser espiritualmente conscientes sem abaixar o volume das outras vozes. Para estar despertos e atentos espiritualmente, temos de limitar a atenção que damos a outras áreas. E, de acordo com São Bento, temos que começar já: “Esta é a hora de levantar-nos do sono”!
.
A simples frase de São Bento e a explicação de Michael Casey me lembraram de algo que eu tinha esquecido e que preciso fazer todos os dias.
.
O meu risco é o de apreender e aceitar intelectualmente os conteúdos da minha fé católica ao mesmo tempo em que, por outro lado, fico sonolento aos inúmeros chamados de Deus na minha vida de todos os dias.
.
Tenho que acordar! Temos que conhecer a vontade de Deus para nós!
.
Temos que reconhecer quando a nossa vontade está tentando subverter a de Deus. E temos que procurar, denodadamente (corajosamente), ser fiéis de modo heroico nos pequenos atos de cada dia.
.
“Esta é a hora de levantar-nos do sono!”
.
São Bento, rogai por nós.
.
Fonte: Aleteia
.
São Bento: “A hora é agora!” – Esta reflexão poderá mudar sua vida (Parte 1)
.
.
.
2 respostas
peço oração a são bento me de saúde e proteja das doenças amém
peço oração a são bento me de saúde e proteja das doenças amém