Desde quando a Igreja começou a usar o nome de “católica”?

O adjetivo católica é anterior ao nascimento da Igreja.
Cúpula da Basílica de São Pedro, centro do cristianismo.
Cúpula da Basílica de São Pedro, centro do cristianismo.

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O adjetivo católica é anterior ao nascimento da Igreja.


Em grego, katholikos (καθολικός) quer dizer aquilo que é conforme o todo.

Hoje em dia, a palavra equivalente seria holística.
De uma forma geral, a tradução para a palavra católica é universal, contudo, o sentido dela é muito mais amplo.
O primeiro documento histórico que contém o adjetivo católica referindo-se à Igreja;
É uma carta de Santo Inácio de Antioquia à Igreja de Esmirna, escrita após a sua prisão, que o levou ao martírio em Roma:
 

“Segui ao Bispo, vós todos, como Jesus Cristo ao Pai.

Segui ao presbítero como aos Apóstolos.

Respeitai os diáconos como ao preceito de Deus.

Ninguém ouse fazer sem o Bispo coisa alguma concernente à Igreja.

Como válida só se tenha a Eucaristia celebrada sob a presidência do bispo ou de um delegado seu.

A comunidade se reúne onde estiver o Bispo e onde está Jesus Cristo está a Igreja Católica.

Sem a união do Bispo não é lícito Batizar nem celebrar a Eucaristia;

Só o que tiver a sua aprovação será do agrado de Deus e assim será firme e seguro o que fizerdes.”


Onde está Jesus Cristo está a Igreja Católica, segundo Santo Inácio.

Mas, essa palavra era usada também em outro sentido;
Por exemplo, São Justino quando escreveu o Diálogo a Trifão, usou a mesma palavra para referir-se à ressurreição geral, de todas as pessoas.
O termo se aplicava também à universalidade do número das pessoas, numa imagem da Igreja que acolhe a todos em seu seio.
A partir do século IV, com o surgimento de várias heresias, um outro sentido foi dado à palavra católica.
São Cirilo de Jerusalém para comparar a fé ortodoxa com a fé herética, usa o termo fé católica.


Ou seja, a verdadeira fé aceita a totalidade das verdades reveladas;


Enquanto que a fé herética escolhe aquilo em que quer acreditar, selecionando o que mais lhe convém e rejeitando os demais conteúdos da fé.

Desta forma, a palavra católica passou a designar não somente a Igreja que inclui todas as pessoas em todos os lugares;
Mas também a Igreja que inclui toda a fé, todos os sacramentos, todo o depósito e tesouro que foi deixado por Jesus Cristo e os Apóstolos.
Com isso, a palavra foi sendo incorporada ao Credo como forma de distinguir a Igreja que guardava a fé inteira;
Das seitas heréticas que estavam nascendo e que desprezavam o todo da fé.


Também houve o acréscimo da palavra romana ao adjetivo católica.


Parece uma contradição dizer que a Igreja é católica e, ao mesmo tempo, romana.

Contudo, não o é.
Diante do protestantismo, o objetivo foi salientar que a Igreja somente é inteira, ou seja, católica, se o sucessor de Pedro, o Papa estiver incluído nela.
Assim, a integridade da fé abrange também o fato de que, seja no ocidente, seja no oriente;

Existe uma ligação com aquele que tem o primado e a jurisdição universal sobre a Igreja.


Só há uma Igreja de Cristo e essa Igreja é una, católica e apostólica.

Faz parte da natureza da Igreja ser católica.
Sendo assim, não se pode aceitar o significado confessional da palavra católico, pois ela não designa um ramo dos cristianismo.


A fé cristã é católica por definição e não há outro verdadeiro cristianismo que não o católico.


Por isso, como nas colunatas de Bernini na Praça de São Pedro;

A Igreja abraça a fé na sua integridade e acolhe como mãe os católicos do mundo todo que vão em peregrinação até aquela praça, ver o Sucessor de Pedro.
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Fonte: padrepauloricardo.org

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