
.
Considera que entre todas as orações que a Igreja dirige à Santíssima Virgem, a mais excelente, a mais aceita, e a mais útil é a Ave-Maria.
Ela é a mais excelente considerada em si mesma; porque foi composta, por assim dizer;
Pela Santíssima Trindade e pronunciada a primeira vez pelo Arcanjo Gabriel, e depois por Santa Isabel, então cheia do Espírito Santo.
Pelo que o Bem aventurado Alano afirma que a Saudação Angélica, pela sua excelência, alegra todo o Céu, enche a terra de prodígios, faz tremer e põe em fuga o demônio.
Em segundo lugar, ela é a mais aceita ao Coração da Virgem, pois, quando dizemos Ave-Maria;
Parece que se lhe renova o prazer que sentiu quando lhe foi anunciado que havia sido eleita para Mãe de Deus.
Mais, pela Ave-Maria, mostramos que tomamos parte em sua felicidade, lembrando-lhe as suas grandezas.
Disse a mesma divina Mãe a Santa Mechtildes, que nada lhe podia ser mais honroso e mais agradável do que a oferta frequente da saudação do Anjo.
Finalmente, a Ave-Maria é, depois da Oração Dominical (o Padre-nosso), a mais útil para nós, porque, que saúda Maria, será também por Ela saudada.
São Bernardo ouviu uma vez distintamente saudar-se por uma imagem da Virgem, que lhe disse: Ave, Bernardo;
E a saudação de Maria, diz São Boaventura, consistirá numa graça especial.
“Com efeito”, pergunta Ricardo, “como poderá a divina Mãe negar a graça a quem a invoca com uma oração tão sublime?”.
Em suma, Maria mesma prometeu a Santa Gertrudes tantos auxílios para a hora da morte, quantas Ave-Marias ela tivesse rezado; e são inúmeros os fatos que o confirmam.
Quando se deve rezar…?
A prática do obséquio tão excelente, tão aceito e tão útil, da Ave-Maria, seja: em primeiro lugar, recitar a cada dia, pela manhã e à noite, ao levantar e deitar-se na cama, três vezes a Ave-Maria;
Com o rosto em terra ou ao menos de joelhos, acrescentando à cada Ave esta jaculatória:
Pela tua pura e Imaculada Conceição, ó Maria, faze puro o meu corpo e casta a minha alma.
Depois pedir a bênção a nossa boa Mãe, conforme sempre praticava Santo Estanislau; e em seguida, pôr-se debaixo do manto de Nossa Senhora;
Pedindo-lhe que nos guarde de cair em pecado, naquele dia, ou noite que se segue. Para este fim convém ter perto da cama uma bela imagem da Virgem.
Segundo, dizer o Anjo do Senhor, com as costumadas três Ave-Marias, pela manhã, ao meio dia e à noite.
Os religiosos podem nesses três tempos renovar mentalmente seus votos, como costumava fazer São Leonardo de Porto Maurício.
Em terceiro lugar, saudar a Mãe de Deus com uma Ave-Maria quando se ouve tocar o relógio, ou cada vez que se passa por diante de uma imagem da Virgem.
Finalmente, dizer sempre uma Ave-Maria, no principio e no fim de cada ação, quer espiritual, como a oração, a confissão, a comunhão;
A leitura espiritual e outras semelhantes; quer temporal, como estudar, dar conselho, trabalhar, ir para a mesa, para a cama, etc.
Felizes as ações que ficarem compreendidas entre duas Ave-Marias.
– Assim digamos também a mesma oração, quando acordamos pela manhã, quando adormecemos, em qualquer tentação, perigo, ímpeto de ira a semelhantes.
Amado leitor, pratica isso e verás a suma utilidade que para ti resultará daí.
.
“Ave, Maria, cheia de graça, o Senhor é convosco. Bendita sois vós entre as mulheres, e bendito é o fruto de vosso ventre, Jesus.
Santa Maria, Mãe de Deus, rogai por nós, pecadores, agora e na hora de nossa morte. Amém”.
.
.
Fonte: Livro “Meditações para todos os dias e festas do ano” de Santo Afonso de Ligório.
.
* * *
Uma resposta
Agradeço a Deus por todos os dias me conceder a vida,amim e a toda minha família,vizinhos,amigos,familiares e todos que precisam de oração,”Quanto ao texto acima,muito bom,poderia ser sempre para guiar as pessoas incrédulas na palavra do Senhor. Obrigado por nos ensinar como confiar nas palavras que nos santifica. Abraço