.
Em seus sonhos de menina, Santa Rita sempre tinha aspirado ao claustro como a um asilo de paz para sua alma.
Quando ia à cidade, ao passar diante das portas dos mosteiros onde teria podido servir a Deus com todas as suas forças, parecia-lhe que uma força interior e poderosa a atraía e ela experimentava uma santa inveja das virgens que aí estavam encerradas.
O mosteiro das Agostinianas, ao qual pertencia a Igreja de Santa Maria Madalena, a atraía muito particularmente e ela ali podia entrar e desafogar seu coração diante do santo tabernáculo.
Mas que abismo entre seus primeiros anos e seu estado atual!
Embora a voz que a chamava ao estado religioso continuasse forte, poderosa e insistente, Santa Rita sabia que não mais lhe podia levar a frescura virginal de sua vida de menina e devia achar-se indigna.
Santa Francisca Romana experimentou os mesmos sentimentos. Tinha fundado a congregação das Oblatas em Tor de Specchi, em Roma, e construído, com dinheiro seu, um vasto mosteiro.
Enviuvando, desejou entrar nele, para dar inteiramente a Deus o resto de sua vida, mas achava-se indigna de viver entre as virgens consagradas a Deus.
Foi aceito seu pedido, mas embora fosse ela a fundadora, entrou no mosteiro somente para servir as religiosas, descendo, nobre senhora que era, aos trabalhos mais humildes da casa.
Santa Rita, muito humilde, encorajou-se; sabia que as dificuldades eram humanamente insuperáveis, mas esperava em Deus. Lembremo-nos de que é a santa dos casos impossíveis. Resolveu entretanto fazer uma tentativa.
Para chegar à Cássia, devia tomar o caminho mais frequentado e passar perto do lugar onde seu marido fora assassinado. Uma emoção no coração, uma prece, talvez uma lágrima, e avante.
Ei-la em Cássia, no convento das Agostinianas.
Não existe mais o convento ou antes, não está mais no estado em que o encontrou a santa. Pertencera a princípio às religiosas beneditinas.
Mas, quando o tremor de terra de 1328 o reduziu a lastimável estado, estas o abandonaram e se tomou propriedade das agostinianas que, cerca de dois anos depois, ocuparam-no, após restaurá-lo, com o anexo da Igreja de Santa Maria Madalena.
Segundo certos autores, Santa Rita teria mesmo concorrido para as despesas dessa restauração com dinheiro retirado da venda de seus bens.
(Continua…)
.
* * *
.
.
Fonte: retirado do livro “Santa Rita” de Mons. Luis de Marchi.
.
3 respostas
Peço a Santa Rita de Cássia, que intercedeis por mim, minha família e as famílias do mundo inteiro para que sempre vivamos na presença de Deus e Nossa Senhora.
Auxilia-nos em nossas tribulações, fraquezas e aflições!
Obrigada Santa Rita de Cássia, amém!
Peço A Santa Rita por mim e minha Família que ela seja a minha advogada de tudo aquilo que estou a passar injustamente e a fazer sofrer os meus e projudicando o nome de um filho meu por varias dividas que o estado diz ele dever venho por este meio e através da oração com muita Fé e amor por esta Santa que tenho em frente a mim junto a nossa Senhora de Fátima que hoje a bençoe toda a minha caminhada e que eu receba um milagre para alegrar a minha vida e de minha família Obrigada Santa Rita
Peço pela minha vida e minha família, especialmente pela saúde de Maria Barbosa Rodrigues, Maria Iracema Aracaju Rodrigues, José Teixeira Rodrigues, Elton araujo Rodrigues, Júlia Rodrigues de Jesus, Joyce araujo Rodrigues, camilo manoel de Jesus, e por toda minha família