.
Santo Afonso de Ligório.
.
“O reino dos céus”, diz Jesus Cristo, “é semelhante a um rei que fez núpcias para seu filho, e mandou seus servos chamarem convidados para suas bodas.
Mas eles desprezaram o convite e lá se foram, um para sua casa de campo, outro para seu negócio.
Os outros prenderam os servos que enviara, e, depois de os cobrirem de ultrajes, mataram-nos.
Mas o rei, tendo ouvido isto, ficou indignado, e enviando seus exércitos, exterminou aqueles homicidas, e pôs fogo à sua cidade.
Disse então aos seus servos: As bodas estão preparadas; mas os que haviam sido convidados não foram dignos.
Ide, pois, às embocaduras das estradas, e a quantos encontrardes, convidai-os para as bodas.
E, tendo saído os seus servos pelas ruas, reuniram todos os que encontraram, bons e maus, e a mesa do banquete ficou cheia de convidados”.
Segundo a interpretação dos Doutores, o rei da presente parábola é o Padre Eterno; o esposo é seu Filho Jesus Cristo; e a esposa, a Igreja Católica.
Pelo banquete nupcial entende-se a doutrina católica, os santos sacramentos e a abundância de todas as graças celestiais.
Para este banquete místico fez o Senhor convidar primeiramente os hebreus, por meio dos profetas e dos apóstolos.
Mas eles, desprezando o convite, maltrataram e mataram os ministros de Deus, e por isso foram expulsos e pereceram na destruição de Jerusalém.
E em lugar dos hebreus foram chamados os gentios, que andavam no caminho largo que leva ao Inferno.
Caro leitor, também tu, descendente de antepassados pagãos e sem algum merecimento próprio, pertences ao número desses felizes convidados.
Considera, portanto, atentamente o amor especial que Deus te mostrou, agradece-lhe e repara como até agora lhe tens correspondido.
Oh! Quantos se tornariam santos, e grandes santos, se lhes tivesse sido dada a mesma abundância de recursos espirituais como a ti!
Ao passo que tu há muitos anos talvez está dormindo na tibieza, e sabe lá Deus se talvez no pecado!
(Continua…)
.
* * *
.
Rogue em agradecimento por todos os dons recebidos de Deus!
Use este Devocionário do Sagrado Coração de Jesus:
Clique na imagem abaixo e veja como receber até 5 deles pelo Correio.
.
.
Fonte: retirado do livro “Meditações para todos os dias e festas do ano” de Santo Afonso de Ligório.
4 respostas
que deus me ajude caminhar no caminho de santidade
Meu Deus eu creio, mais aumentai a minha fé. Que eu caminhe sempre na estrada de Jesus, que meus passos e meus caminhos sejam iluminados e protegidos pelo Espirito Santo de Deus, proteja minha família, minha esposa e meus filhos. Que teu amor e humildade transborde nossos corações todos os dias. Amem!!
Por princípio Israel e o meu filho primogênito (Ex. 4,22), e esta afirmação tem como base a Aparição do messias, cujas profecias anunciavam um Rei cheio de majestade. Mas a natureza destes fatos não ocorreram conforme se esperava. Mentiram os profetas…? O profeta Isaias afirma, Porque eis o que diz o Senhor: “ Aos eunucos que observarem meus sábados, que escolherem o que me e agradável e se afeiçoarem a minha aliança eu darei na minha casa e dentro das minhas muralhas um monumento e um nome de mais valor que filhos e filhas., eu les darei um nome que jamais perecerá. Quanto aos estrangeiros que desejam unir-se ao Senhor, para servi-lo e amar o seu nome, para serem seus servos, se observarem os sábado sem profanar-lo e se afeiçoarem a minha aliança eu os conduzirei ao meu monte santo e os cumularei de alegria na minha casa de oração., seus holocaustos e sacrifícios serão aceitos sobre meu altar pois minha casa se chamara casa de oração para todos os povos. Oráculo do senhor Deus que reúne os exilados de Israel., eu lês agregarei ainda outros juntos ao seu já reunidos.” Isaias 56,4-8)
A Missão do povo eleito era a de manifestar a fé do Deus único a todas as nações, no entanto o patrimônio espiritual a que se referem as escrituras foi preterido a um ideal politico mal interpretado como sendo um patrimônio físico no qual Israel estaria de posse de todos os bens matérias de qualquer nação, isto se da comparativamente a uma transação ocorrida entre Isau e Jaco, “um dia em que jaco preparava um guisado voltando Esau fatigado do campo dize-lhe deixame comer um pouco dessa coisa vermelha, porque estou muito cansado” ( e por isso que puseram o nome a Esau Edom) “Jaco respondeu vendeme primeiro o teu direito de primogenitura”. “Morro de fome que me importa o meu direito de primogenitura?” “Jura-mo, pois agora mesmo” – tornou Jacó. Esaú jurou e vendeu o seu direito de primogenitura a Jaco. Este deu lhe pão e um prato de lentilhas. Esaú comeu, bebeu, depois se levantou e partiu. Observe-se que Jacó não entrego a panela inteira e sim um prato de lentilhas Foi assim que Esaú desprezou o seu direito de primogenitura,
Sendo assim e seguindo a logica do raciocínio dos planos judaicos na interpretação bíblica teríamos que considerar que Israel desprezou o primogênito que seria o Messias.
Na mesma linha de raciocínio o primeiro anjo não aceitou os planos de Deus ao ser revelado que o messias seria a Imagem e Semelhança de Deus. Não aceitando este plano divino tornou-se obscuro e deformado segundo a imagem do pecado, quando expressa indignação “quem como luzifer” e confrontado e vencido por Miguel respondendo quem como Deus…?
Na insatisfação dos desígnios divinos e ao esclarecer a impossibilidade de vencer Deus decide então aniquilar a obra criada por ele. O primeiro homem foi expulso do paraíso. Fora do paraíso Adão teve seu primogênito “Caim” que por inveja destruiu o seu irmão “Abel”. E assim multiplicou-se a civilização estendendo-se ate o diluvio. Salvando-se unicamente Noé e sua família que eram descendentes de Set. ( lembremos que após a morte de Abel, Set o substituiu ocupando Literalmente o segundo lugar). “Exterminarei na superfície da terra o Homem que criei Ge, 6,7”.
A descendência de Noé gerou Abrão, decimo descendente de “Sem”, então Abrão teve dois filhos, gerou Ismael da escrava Agar, e Isaac filho de Sara, por promessa de Deus, mas o segundo na ordem genealógica.
Izac Gerou Esau e Jaco, Esau que era o primogênito foi rejeitado, Jaco teve doze filhos: Rubem, Simeão, Leví, Juda, Dâ, Neftali, Gad, Aser, Issacar, Jose, e Benjamim.Rubem , Simeão e Levi foram rejeitados, Judá foi o abençoado. E o povo de jaco foi inteiramente levado para Egito onde caiu em escravidão. O primeiro a libertar da escravidão foi Moises, mas foi Josué que introduziu o povo eleito na terra prometida. Depois do assentamento das 12 tribos, surgiu o governo dos Juízes sendo substituídos pelo reinado. Sendo o primeiro Rei Saul. Saul foi rejeitado e o segundo que era David foi aceito por Deus.
David teve dois filhos com a mulher de Urias, o primeiro Morreu por castigo de Deus, o Segundo sentou-se no trono “Salomão”.
Salomão construiu o Primeiro templo, que foi destruído pelos babilônios no reinado de Nabucodonosor
Nabucodonosor foi derrotado pelos persas que reconstruíram o templo. O segundo templo suplantou o esplendor do primeiro não devido as riquezas mas a santidade. ( “encherei de gloria esta casa” Ageu 2.7-9).
Soro-babel foi um instrumento de Deus para a reconstrução do templo.
Conclusão :
O primeiro povo de Deus foi Israel, conforme já mencionamos no inicio deste análise. Porem matou Jesus, que deu Provas de ser o Messias. Cometeu o pecado de Adão, foi expulso do para-isso e tornou-se sinagoga de Satanas, (Apo. 2,9).
Quem aceitou Jesus tornou-se Israel de Deus (GL. 6,16)
Obrigado pela atenção.
Você deve sempre meditar sobre a humanidade de Nosso Senhor Jesus Cristo, pois ele é o caminho. Ele é o amor concreto, real e histórico. Esse é o fundamento da vida espiritual de todo católico.