.
Os historiadores nos informam com exatidão que Santa Rita de Cássia teve dois filhos.
O primeiro se chamava Tiago Antônio ou João Tiago.
O segundo era Paulo Maria. Animada de grande espírito de fé, Santa Rita recebeu seus dois filhos das mãos de Deus como precioso tesouro a conservar com o maior cuidado.
Neles considerava mais a alma que o corpo e devemos crer que os consagrou a Deus e rezou por eles, assim que se apercebeu de sua presença.
São Leônidas beijava no peito de seu filhinho Orígenes, que veio a ser um dos mais ilustres Padres da Igreja, vendo nele um templo do Deus vivo.
Não há dúvida que Santa Rita viu em seus filhos a imagem de Deus. Sabendo que necessitava de maiores graças, multiplicou suas preces e mortificações.
“Ela jejuava na véspera de todas as festas da Santa Virgem, alimentando-se exclusivamente de pão e água, observando também com mais cuidado os outros dias de jejum estabelecidos pela Igreja e que eram então muito mais numerosos do que hoje e praticava duas quaresmas suplementares além da obrigatória.
Era igualmente muito caridosa para com os pobres e seu marido aprovava suas ações”. .
.
A visita aos pobres e enfermos foi sempre a sua paixão.
E quando seus filhos chegaram à idade da compreensão, ela os levava consigo para habituá-los a obras de caridade.
Ela receava que trouxessem em si a herança do temperamento paterno e temia pelo seu porvir pensando que deviam viver num mundo de perturbações, opressão e escândalos.
Esta a razão pela qual se aplicava a depositar em seus tenros corações o germe das virtudes que em tão alto grau possuía e que, desenvolvidas em tempo oportuno poderiam preservá-los da influência das paixões.
Seu marido, chamado ao verdadeiro caminho, cooperava com ela nesse sagrado dever; e quando acontecia que se encolerizava, abandonava imediatamente a casa, a fim de não dar aos inocentes um espetáculo comprometedor da dignidade paterna.
Enquanto Santa Rita se ocupava da educação de seus filhos, morreram seus pais. Tinham vivido sempre unidos e no mútuo amor e morreram no mesmo ano, 1402.
O pai no dia de S. José, 19 de março, e a mãe no dia da Anunciação, 25 de março, aos noventa anos.
As paixões violentas são de curta duração:
A experiência nos mostra uniões contraídas pela sensualidade que, após a lua de mel (e por vezes até esta é envenenada), são infelizes e são a fonte de disputas, infidelidade e pecado;
Enquanto o amor ordenado e cristão, abençoado por Deus, se escoa como um rio tranquilo, sem tempestades, apenas com leves estremecimentos – pois as coisas humanas não podem ser perfeitas – e os esposos, mesmo muito idosos, amam-se com amor puro, amparam-se um ao outro e quase seguem-se no túmulo.
Não podemos duvidar de que Santa Rita muito sofresse com a morte de seus pais.
Mas foi uma dor sem remorsos, porque sempre os amara e respeitara; tivera para com eles uma obediência exemplar e os auxiliara na medida de suas possibilidades.
Após a sua morte, ainda os aliviou por meio de preces ardentes.
Assim, tendo cumprido cuidadosamente seus deveres de filha, esposa e mãe, Santa Rita adquirira sempre novos méritos para o Céu.
(Continua…)
* * *
.
Rogue pela intercessão de Santa Rita!
Clique na imagem abaixo, e veja como receber uma Novena com uma imagem linda de Santa Rita, já abençoada por um Padre:
.
Fonte: retirado do livro “Santa Rita de Cássia” de Mons. Luís de Marchi. .
4 respostas
Boa tarde!!!!!!!!Santa Rita de Cássia rogai por nós,.
Amém
BOM DIA !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! SANTA RITA DE CÁSSIA, ROGAI POR NÓS JUNTO A SEU FILHO NOSSO SENHOR JESUS CRISTO, AMÉM.
Para mim, Santa Rita de Cássia foi uma grande pessoa de Deus que soube viver fielmente a sua vida nos caminhos do Senhor. Deus seja louvado !
Sempre que tiver oportunidade fale aos outros sobre a beleza da Igreja Católica e da importância de se buscar a santidade. Esse é um grande exercício para a sua alma.