.
Continuação do post: São José – o Pai de Jesus Cristo – tinha mesmo uma personalidade única! Descubra como era o maior de todos os Santos, aqui: (Parte II)
.
De resto, os acontecimentos que estavam para influir na sua vida pessoal não lhe demonstrariam que tinha razão de esperar e de esperar por um mundo novo iminente?
E não lhe indicariam que ele, São José, por pequeno que fosse na imensidade do universo, poderia contribuir eficazmente para a preparação desta renovação?
A sua ardente juventude sentiu-se animada. Se não conseguimos imaginar Maria Santíssima sob os traços da velhice, pois Nossa Senhora permaneceu sempre jovem, o mesmo devemos pensar de São José: a sua juventude, inspirada pela juventude divina, nunca desapareceu.
A vara florida, ou a açucena, posta na mão de São José em muitos dos seus quadros ou imagens, é um símbolo evidente:
a vara florida indica a escolha Divina que o designara para esposo da Virgem, o único entre muitos; a açucena representa a castidade admirável deste esposo virginal.
Se foi escolhido por Deus para ser esposo de Sua Mãe castíssima, compreendemos que devia ser dotado de fina sensibilidade, capaz de compreender a fineza de ânimo de Maria Santíssima, de apreciar a sua elevação e de concordar com ela.
Contudo, São José não naufragava no sentimentalismo fácil.
Foi um homem que conservou sempre o temperamento viril e teve uma alma particularmente forte. Precisou desta força para desempenhar a missão de chefe de família.
A sua castidade foi a expressão desta força, a autêntica força espiritual que assegura o domínio da alma sobre o corpo.
Pela força do seu caráter foi o amparo da Santíssima Virgem, como o deve ser o esposo para com a esposa. Com ela exerceu a sua autoridade de pai e de educador sobre o Menino Jesus.
São José possuía esta força notàvelmente equilibrada. Tudo quanto o Evangelho diz dele, dá-nos a impressão de um homem que procede com grande sabedoria e tranquila segurança.
Vivendo para o Senhor e servindo-o não tinha porventura consciência de receber dele a força necessária, sobretudo nas ocasiões mais difíceis?
Isto preservava-o de ser impulsivo e inconsiderado levando-o a proceder com calma e
perseverante energia.
São José devia aparecer jovem e forte, rico duma personalidade cumulada de dons naturais e mais ainda de dons sobrenaturais.
* * *
Fonte: retirado do livro “São José” de Jean Galot.
5 respostas
BOA TARDE !……….. GLORIOSO SÃO JOSÉ AMIGO DE JESUS, ABENÇÕA MINHA CASA, MINHA
FAMILIA, E AS FAMILIAS DO MUNDO INTEIRO, PRECISAMOS DE VOS PARA SEGUIR NOSSOS
CAMINHOS DE PAZ E HARMÕNIA EM NOSSOS LARES. OBRIGADO SÃO JOSÉ PELA PROTEÇÃO A
CADA DIA. AMÉM
BOM DIA !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! SÃO JOSÉ, COM SUA FORTALEZA DE ESPÍRITO DE PAI, INTERCEDEI POR NÓS JUNTO A JESUS CRISTO VOSSO FILHO, AMÉM.
Glorioso São José, rogo a Vós para que intercedas por nossas famílias e pelas famílias do mundo inteiro, para que sejamos repletos de paz, amor, sabedoria e das bençãos de Deus e Nossa Senhora, amém!!!
São José, intercedei por todos nós pais para que possamos cuidar de nossas famílias com muito amor e carinho, que tenhamos sabedoria para educar nossos filhos, tratando-os com respeito e amor, que possamos amar nossas esposas, e tratá-las com carinho e respeito.
Ó glorioso São José,pelo amor que tendes por Jesus Cristos e pela glória de seu nome, escutai as nossas preces e concedei-nos o que vos pedimos. AMÉM.