A devoção a São José, como na maioria das vezes é praticada, nem sempre foi honrosa para ele.
Muitas vezes se lhe atribuiu uma personalidade cansada, desbotada, e não como a de um varão católico, como de fato ele foi.
Quantas vezes foi apresentado como um velho! Um homem cheio de bondade e santidade que não podia deixar de inspirar simpatia, mas a quem se tirava o privilégio da juventude.
A idade que se lhe dava parecia tão desproporcionada com a missão transcendental que ele
devia desempenhar!
Ao vê-lo tão carregado de anos, com uma barba que atestava o seu número, podia ser tomado como avô de Nosso Senhor Jesus Cristo, e com relação à Santíssima Virgem teria a idade mais de pai do que de esposo.
Não se reparava que apresentando-o assim não se honrava nem a Virgem nem o Menino Jesus.
Pretendia-se constituí-lo mais um guardião ou um protetor de Maria Santíssima, como se temesse que a sua juventude fosse um perigo para a pureza virginal de sua esposa.
Era tirar beleza e harmonia à sua missão de origem divina. Era também não querer dar um verdadeiro pai a Nosso Senhor Jesus Cristo, como se o filho não pudesse crescer e desenvolver-se senão em contacto com a sabedoria de um velho.
Felizmente, produziu-se, em época recente, uma reação tendente a representar São José sob um aspecto cada vez mais jovem.
Devemos admitir que quando uniu a sua vida à de Maria Imaculada deveria ter a idade em que os jovens geralmente se casam. Uniu a sua juventude à de Maria Santíssima.
Devemos, pois, representar São José com os traços dum homem jovem. De resto ele não conheceu a velhice visto ter morrido antes de Nosso Senhor começar a sua vida pública.
São José possuía sobretudo a juventude da alma: tem a personalidade dum jovem. De fato, é privilégio da juventude querer transformar o mundo com as novidades.
Os jovens, quando são bem orientados, consideram o mundo como um campo onde desejam exercitar o seu ardor e desenvolver as suas possibilidades de ação, que lhes parecem ilimitadas, para o transformar e aperfeiçoar.
Sonham criar de novo o mundo para o tornar melhor. E não fazem mal ter tal sonho, porque, pouco a pouco, graças a esta ação constante duma juventude bem formada a humanidade continuará a sua ascensão.
(Continua…)
* * *
Fonte: retirado do livro “São José” de Jean Galot.
7 respostas
São José, Protege minha família e as famílias do mundo inteiro!
Amém!
Em 11 de Maio de 2000, fui operado ao coração, a um problema que se tornou grave, dado que tinha já os meus pulmões cheios de líquido. E isto aconteceu de um dia para o outro. Tenho relatórios médicos que comprovam isto. Tive de me submeter a uma valvulopatia aórtica, dado que a minha era bicúspide e a válvula normal é tricúspide. Durante a operação o meu ventrículo chegou a parar e a minha sorte é que ainda não me tinham agrafado as costelas ao externo e com dois choques o meu coração voltou a bater, muiito lentamente, mas começou a derramar sangue e ertive com o meu peito aberto durante 2 ou 3 dias. Quem me salvou a vida, foi S. José e os médicos que me operaram e até hoje ainda não sabem como estou vivo. Quero com isto dizer que não devemos ligar S.José à morte, mas sim á vida. S. José está entre nós para nos ajudar e valer a questão é que os cristãos sejam incentivados a apelar a S. José em todas as situações, embora como saibamos, todos iremos mais tarde ou mais cedo e rumar ao mundo da Paz. Lisandro
BOA TARDE !
SÃO JOSÉ ,INTERCEDEI POR ME, MINHA FAMÍLIA E TODAS AS PESSOAS DO MUNDO !
AMÉM !
Jesus, Maria e José, nossa família vossa é.
SAO JOSÉ ajuda todas as pessoas desesperadas e tristes,sobretudo os que não têm PAZ PÃO e TRABALHO……
CONFIO em TI pois TU és o SANTO dos Santos,sem duvida, o MAIOR de todos os SANTOS.
Obrigado
João
Portugal
Boa tarde. S. José rogai por nós na hora da nossa morte.
BOM DIA !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! SÃO JOSÉ, INTERCEDEI POR NÓS, JUNTO A JESUS, AMÉM.