Santo Antônio é sem dúvida o “Santo dos Milagres”.
A sua taumaturgia – relação de milagres – iniciada em vida com uma pluralidade de milagres que lhe valeram a canonização em menos de um ano, é, na história da Igreja, a mais vasta e variada.
Citaremos abaixo alguns dos milagres operados por ele.
Santo Antonio prega aos peixes.
Reza a lenda que estando a pregar aos hereges em Rimini, estes não o quiseram escutar e viraram-lhe as costas. Sem desanimar, Santo Antônio vai até à beira da água, onde o rio conflui com o mar, e chama os peixes a escutá-lo, já que os homens não o querem ouvir.
Dá-se então o milagre: multidões de peixes aproximam-se com a cabeça fora de água em atitude de escuta. Os hereges ficaram tão impressionados que logo se converteram.
Este milagre encontra-se citado por diversos autores, tendo sido mesmo objeto de um sermão do Padre Antônio Vieira que é considerado uma das obras-primas da literatura portuguesa.
Santo Antônio livra seu pai da forca.
Tinha havido um crime de morte em Portugal, onde nascera Santo Antônio. Todas as suspeitas do crime recaíam sobre o pai do santo. Chegou o dia do julgamento. Os juízes estavam reunidos para proferir a sentença condenatória.
Assentado ali no banco dos réus, seu pai não podia se defender. Nesse momento Santo Antônio estava fazendo um sermão numa igreja da Itália.
Conta-se que, em dado instante, ele interrompeu o sermão e ficou imóvel, como se estivesse dormindo em pé. Durante esse mesmo tempo foi visto na sala do júri, em Portugal, conversando com os juízes.
Entre outras coisas, disse-Ihe o santo: Por que tanta precipitação? Posso provar a inocência do meu pai. Venham comigo até o cemitério. Aceitaram o convite.
Frei Antônio mandou abrir a cova do homem assassinado e perguntou ao defunto: “Meu irmão, diga perante todos, se foi meu pai quem matou você”. Para espanto dos juízes e de todos que ali estavam, o defunto abriu a boca e disse devagar, como se estivesse medindo as palavras:
“Não foi Martinho de Bulhões quem me matou”. E tornou a calar-se.
Estava provada de maneira milagrosa a inocência do seu pai. Mais uma vez a verdade triunfou sobre a mentira e a calúnia. Operou-se aí dois fatos milagrosos, a bilocação, ou ato de uma pessoa estar (por milagre) em dois locais ao mesmo tempo, e o poder de reanimar os mortos.
Com o Menino Jesus nos braços
Outro milagre, também reportado na crônica do Santo, ocorre já no fim da sua vida e foi contado pelo conde Tiso aos confrades de Santo Antônio após sua morte.
Estando o Santo em casa do conde Tiso, em Camposampiero, recolhido num quarto em oração, o conde, curioso, espreita pelas frinchas de uma porta a atitude de Frei Antônio; depara-se então uma cena miraculosa:
a Virgem Maria entrega o Menino Jesus nos braços de Santo Antônio.
O menino tendo os bracinhos enlaçados ao redor do pescoço do frade conversava com ele amigavelmente, arrebatando-o em doce contemplação. Sentindo-se observado, faz conde Tiso jurar que só contaria o visto após a sua morte.
Alguns hereges resolveram matar Santo Antônio
Convidaram-no certo dia a comer com eles, dando como pretexto debater alguns artigos da Fé. Santo Antônio nunca se negava a comparecer a essas disputas e polêmicas.
Os hereges puseram diante dele, entre outros pratos, um que continha veneno mortal. Antes que o tocasse, Deus revelou-lhe a cilada e o Santo, conservando toda a calma, repreendeu os hereges pela traição que lhe faziam. Vendo descoberto seu intento perverso, não se abalaram e responderam cinicamente:
“É verdade que esse prato tem veneno, mas nós o colocamos aí porque desejamos fazer uma experiência: no Evangelho está escrito que Jesus Cristo disse aos seus discípulos que ainda que tomassem veneno mortal nenhum mal sofreriam, e estamos querendo saber se és de fato discípulo de Cristo”.
Santo Antônio fez o sinal da Cruz sobre aquele prato e o comeu com apetite, saboreando a comida envenenada como se fosse alimento saudável, e nada sofreu, deixando mais uma vez os hereges confusos e assombrados.
(Continua…)
* * *
5 respostas
Estou impressionada com esses relatos sobre os milagres atribuídos A Santo Antonio
Quero oração pela minha filha Thiala Sousa Cerqueira para ela se libertar das bidas e das amizades ruim e pelo Douglas de Jesus Borges que ele se liberte das drogas e que a Thiala e Douglas reatem o relacionamento para criar o filho deles dois (thayson Cerqueira Borges) e pelo meu filho thiago Sousa Cerqueira que ele reatem o casamento com eriKa Carine Souza araujo e que Elaine Cerqueira Ferreira consiga arrumar emprego obrigado meu divino santo Antônio e que eu consiga receber dinheiro de uma causa na justiça
Aconteceu que em março de 2010 eu descobri que estava com câncer no colo do utero perdi o chão só pensava que ia morrer fiquei com muito medo , não comia não dormia e tinha que trabalhar,mas minhas 3 filhas ainda eram pequenas sai fazer tratamento fiz radioterrapia quimioterrapia e braqueterrapia e chorava muito comecei a rezar invocando Jesus, nossa senhora Aparecida ,e a santo Antonio passava horas de madrugada rezando e foi passando o tempo fui melhorando ,hoje estou bem, minhas filhas estão maior e agradeço a Deus por me conceder melhoras e de ter me dado mais uma chance e nossa senhora Aparecida e santo Antonio foram meus intercessores OBRIGADO MEU DEUS…
mensagem milagrosa, Sto. Antônio e milagroso…reze bastante voce obter-se todas as suas intenções…
Para sempre seja louvado amem.