Todos os que escreveram a vida de Santa Rita relembram com prazer as belas virtudes de seus pais.
Quanto a nós, ao principiar esta narrativa, observaremos, com São Gregório o Grande, que não é raro ser bom quando se vive no meio dos justos, mas é muito mais meritório levar uma vida santa entre os celerados e pecadores.
Ora, Antônio Mancini de Rocca Porena e Amata Serri de Fogliano, os felizes pais de Santa Rita, foram admiráveis pela santidade de seus costumes. Por sua fervorosa piedade e inesgotável caridade, enquanto em terras da Itália se propagava a devassidão, as heresias, as prevaricações
e violências.
De almas simples, e retirados numa pequena povoação montanhesa, em nada se importavam com as coisas do mundo, a não ser quando a fraqueza e a miséria lhes batiam à porta.
Então os bons esposos, embora sem possuir grandes bens de fortuna, achavam sempre um meio de enxugar as lágrimas e de saciar a fome dos infelizes.
Sua meditação favorita era a Paixão do Redentor, o Crucifixo: o único livro que sabiam ler e que tão bem sabiam imitar nas ocasiões oportunas, muito especialmente na paciência e na caridade. Antônio e Amata, casados provavelmente em 1339, podiam dizer-se um casal feliz, se a felicidade fosse deste mundo.
O que lhes faltava
O que desejavam e pediam a Deus era a descendência. Um lar sem criança é um lar sem vida.
O homem que, de tarde, volta fatigado do trabalho, almeja que lhe venham ao encontro numerosos pequenos que lhe façam esquecer a fadiga do longo dia, e a esposa, presa ao lar pelos cuidados domésticos, sente-se fatigada e aborrecida quando está sozinha e inveja as jovens mães que vão à missa no domingo segurando pela mão belas crianças alegres e palradoras.
Mas Amata, como a mãe de Samuel, o profeta, e a de João Batista, não tinha essa consolação e, embora resignada à vontade divina, sombreava-lhe o rosto um véu de tristeza ao ver o lar deserto.
Os bons esposos passaram assim cinquenta e três anos na esperança cada vez mais tênue de um dom que só de Deus podia vir, quando um dia Amata, abismada em profunda e fervorosa oração, teve a visão de um anjo que lhe assegurou que sua prece subira ao trono do Altíssimo e que ela teria uma filha que seria grande diante de Deus.
À primeira perturbação que experimentou a piedosa mulher à vista do espírito celeste, sucedeu uma alegria cheia de reconhecimento.
Seus pálidos lábios se abriram ao sorriso, iluminou-se-lhe o semblante e ela esperou o dom de Deus com todo o respeito das almas santas.
Não é inútil lembrar que os fatos aqui referidos são confirmados por historiadores diligentes e conscienciosos, e examinados com a mais escrupulosa exatidão pela autoridade suprema da Igreja e por esta sancionados.
Além de tudo, como é possível contar a vida dos santos sem cair, a todo momento, no sobrenatural? Neles, tudo foge à vida comum. E Deus mesmo que trabalha em suas criaturas e sabemos que a Deus nada é impossível.
O anjo que aparecera a Amata para lhe dar a feliz nova, mais uma vez lhe apareceu para lhe dizer que a criança devia chamar-se Rita.
Esta circunstancia aproxima nossa santa do grande São João Batista, obtido também após longas orações, anunciado pelo Anjo e chamado João por vontade divina.
E Rita foi sempre devota de São João Batista que lhe dedicou especial proteção, do que mais tarde teremos a prova.
(Continua…)
* * *
Fonte: retirado do livro “Santa Rita de Cássia” de Mons. Luís de Marchi.
14 respostas
Minha querida Santa Rita dos Impossíveis, dê Paz e Harmonia à família de minha sobrinha, restaura o amor e a saúde de seus filhos, tenho fé que tua proteção sempre presente em minha vida, serei mais uma vez socorrida, vencendo todos essas dificuldades. Amém
Minha Santa Rita dos Impossíveis,de saúde para minha mãe que tanta fé tem em vós e sempre nos protegeu principalmente nos momentos mais difíceis.Amém
MINHA SANTA RITA DER SAUDE DA MINHA MAE .
MINHA SANTINHA ROGAI POR NÓS ILUMINE NOSSO CAMINHO E NOSSA VIDA. AMÉM
SANTA RITA E MINHA SANTINHA PROTETORA.AMÉM
Santa Rita rogai por nós que recorremos a vós, vós que sois a Santa das causas impossíveis intercedei por mim e pela minha família parque que possamos nos converter verdadeiramente à vontade de DEUS em nossas vidas e que todas as causas pendentes em nossas vidas espirituais, fisicas e temporais sejam solucionadas o mais rápido possível com a presença da SANTÍSSIMA TRINDADE. Obrigado por sua poderosa interseção.
Amém, Aleluia.
Gilberto da Silva Torres
Sou devota e grande admiradora de Santa Rita de Cássia. Fui contemplada com uma visita á Cássia sua terra natal. Obrigada Jesus por esse mimo na minha vida. Já recebi muitas graças por intercessão da querida Santa Rita. Peço a Deus que por seu intermédio possa merecê-las de for de sua vontade. Santa Rita peço-lhe que afaste meus filhos de todo o mal, proteja-os das armadilhas do inimigo. Amém! Obrigada! Sua devota que a ama Ana Cleide.
santa rita é tudo no meu lar e na vida do meu filho.amem……
devo a santa rita a graça de meu filho hoje da testemunho apos ter deixado as drogas e ter se tornado um homem de bem . graças a deus . r ezar sempre é bom acreditar que maria é tudo na nossa vida .nunca desista do seu filho……..
BOM DIA !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! SANTA RITA DE CÁSSIA, ROGAI POR NÓS, AMÉM.
TENHO UMA IMAGEM DE NOSSA SENHORA SANTA RITA ,GANHEI DE MINHA MÃE ,E TENHO CERTEZA QUE ELA OLHA PELA MINHA FAMÍLIA ,SO TENHO QUE AGRADECE ,ABENÇAO MINHA SANTINHA , FAÇA SEU PEDIDO COM FÉ E RECEBERA ,PODE CRER,SO TENHO QUE AGRADECER PELA SAÚDE ,E PELA FAMILIA QUE TENHO
minha filha Cristiane cura uoos óvulos dela ela qurer muito se mãe Amém :::e cura minha neta que fez uma cirurgia que os exames dela esteja td bem e que não precise faser radioterapia AMÉM !!e proteja minha neta Pietra NO enpregog que td certo pra ela AMÉM …
Bom dia….gostaria de saber onde termino de ler a historia de SANTA RITA….pois foi interrompida no meio…
obrigado.
paulo afonso.
Sr. Paulo Afonso,
Boa Tarde!
O senhor encontrará boa leitura sobre a vida de Santa Rita de Cassia acessando os seguintes links:
1) http://catolicismo.com.br/materia/materia.cfm?idmat=76710783-C09F-3428-CE802125FE98C684&mes=Maio1995
2) http://catolicismo.com.br/materia/materia.cfm?idmat=D387725B-B6FB-BE5A-C4C56067628439F0&mes=Maio2005
Em Jesus e Maria
Marcos Aurélio